Uma quadrilha de tráfico internacional de armas baseada no Triângulo Mineiro foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (23/10). Onze mandados de prisão e apreensão foram cumpridos em Uberlândia e no Estado de Goiás. O grupo criminoso tinha ligações com facções da Bahia e do Rio de Janeiro.
Denominada Scutum, a operação teve início com a prisão de uma pessoal e com ela foram encontrados dois fuzis e drogas. A partir da análise de aparelhos celulares, foi descoberta a ligação desse investigado com uma quadrilha que trazia armas do Paraguai.
"Uberlândia era um ponto de apoio e revenda das armas vindas do Paraguai. Elas eram trazidas de carro. Membros da organização criminosa iam pessoalmente até os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro para negociar a vendas das armas", explicou o delegado da PF, Felipe Garcia.
A atividade criminosa existia desde 2023 pelo menos.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia, Goiânia (GO) e Campo Alegre de Goiás (GO).
- Projeto social oferece orientação jurídica gratuita no Aglomerado da Serra
- Bairros na Grande BH podem ficar sem água nesta quarta-feira; veja quais
- Aeroportos de Uberaba e Montes Claros vão dobrar de tamanho
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, comércio de ilegal de arma de fogo e tráfico internacional de arma de fogo de uso restrito ou proibido.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O nome da operação, Scutum, é a tradução em latim da palavra escudo.