A Avenida Teresa Cristina, no Barreiro, em Belo Horizonte, está interditada devido ao alto risco de transbordamento do Córrego do Ferrugem e Rio Arrudas, devido à chuva que cai na cidade na noite deste sábado (26/10). De acordo com a Defesa Civil da capital, o trânsito na Avenida de Prudente de Morais e na Rua Joaquim Murtinho, na Região Centro-sul, também está bloqueado. 

 

 

Chove forte na cidade desde às 20h. Além do grande volume de água, moradores registraram grande incidência de queda de raios. A capital está sob alerta para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento até a manhã deste domingo (27/10), conforme a Defesa Civil municipal. 

 

O tráfego também está interrompido na Avenida Bernardo Vasconcelos, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste, em decorrência do risco de transbordamento do Córrego Cachoeirinha. 





 

De acordo com o órgão, o volume de chuva na capital mineira deve variar entre 20 e 30 mm. Além disso, rajadas de vento em torno de 50 km/h também podem ser registradas. As precipitações estão de moderada a extremamente forte em todas as regionais da cidade. 

 

Emissão de alertas

       

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH  


 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

      

 

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.      


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Confira dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual em casos de chuvas fortes:


  • Não atravesse a enxurrada
  • Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
  • Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
  • Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil

 

compartilhe