Em duas horas, a chuva que caiu nesta sábado na Região Oeste de Belo Horizonte superou o esperado para todo o mês na capital.  Segundo a Defesa Civil municipal, às 21h35, foram registrados 115,2 milímetros (mm) na regional. A média climatológica para outubro é de 110,1mm. 


 

Outras regionais também registraram índices extremamente significativos: na Centro-Sul, o acumulado foi de 58,5% da média mensal. A Regional Noroeste alcançou 52,1% enquanto na Regional Nordeste o volume chegou a 45% da média mensal.


 

A forte chuva provocou alagamentos na Avenida Silva Lobo, no Bairro Nova Suíça. Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, uma motorista faz um alerta e pede que ninguém entre na via. “O carro já está começando a alagar e eu vou subir para o morro aqui. Vai alagar tudo aqui ó, desespero”, narra a mulher.

 

 




Situação semelhante também foi registrada no Bairro Buritis, onde a água invadiu o passeio na Avenida Mario Werneck.

 

No Barreiro, o trânsito na Avenida Teresa Cristina foi interditado devido ao alto risco de transbordamento do Córrego do Ferrugem e Rio Arrudas. De acordo com a Defesa Civil da capital, o mesmo aconteceu na Avenida de Prudente de Morais e na Rua Joaquim Murtinho, na Região Centro-sul. 

 

O tráfego também foi bloqueado na Avenida Bernardo Vasconcelos, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste, em decorrência do risco de transbordamento do Córrego Cachoeirinha.  Assim que o risco foi mitigado, por volta das 22h, todas as vias foram liberadas. 

 

 

 

Até quando vai chover?


Belo Horizonte está sob alerta para pancadas de chuva com raios e rajadas de vento até a manhã deste domingo (27/10), conforme a Defesa Civil municipal. No restante do estado, 441 municípios estão em alerta de perigo para chuvas intensas. O aviso, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até as 10h deste domingo (27/10).


As regiões abrangidas pelo alerta são: Oeste, Vale do Rio Doce, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Durante o aviso há possibilidade de chuva de até 60 mm/h ou 100 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos intensos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


 

Emissão de alertas

       

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH  


 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

      

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.      


Confira dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual em casos de chuvas fortes:


  • Não atravesse a enxurrada
  • Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
  • Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
  • Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil


Confira o acumulado de chuva nas regionais de BH, até este sábado (26/10):


  • Barreiro: 265,1 (240,8%)
  • Centro Sul: 244,2 (221,8%)
  • Leste: 178,4 (162%)
  • Nordeste: 161,4 (146,6%)
  • Noroeste: 147 (133,5%)
  • Norte: 99,2 (90,1%)
  • Oeste: 283,6 (257,6%)
  • Pampulha: 128 (116,3%)
  • Venda Nova: 140,2 (127,3%)


Média Climatológica outubro: 110,1 mm


 

compartilhe