Sem chuvas a quase 140 dias, BH amanheceu com névoa seca  -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Sem chuvas a quase 140 dias, BH amanheceu com névoa seca

crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de risco potencial de pancadas de chuva para Belo Horizonte, até a manhã de segunda-feira (04/11). Mais da metade de Minas Gerais também se encontra sob o mesmo alerta, incluindo a Grande BH. 

 

Ao todo, o alerta alcança 58,85% dos 853 municípios mineiros,  segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

  

 

A previsão é de chuva entre 20 milímetros (mm) e 30 mm por hora ou até 50 mm em um só dia. As tempestades podem vir seguidas por ventos intensos de 40km/h a 60 km/h.

 

 

"(Há) Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada", recomenda o Inmet.

 

 

A Defesa Civil de Belo Horizonte reforça os cuidados para evitar riscos. "Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos", alerta o órgão.

 

As recomendações são também para que ninguém atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. "Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. Atenção especial para áreas de encostas e morros. Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos."

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Esse é um momento em que anomalias perigosas podem aparecer nas residências e precisam ser verificadas. "Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil", indica o órgão da prefeitura de BH.