Moradores relatam que os cachorros atacam pessoas, reviram lixo e latem durante a madrugada -  (crédito: Edu Oliveira/EM/D.A Press)

Moradores relatam que os cachorros atacam pessoas, reviram lixo e latem durante a madrugada

crédito: Edu Oliveira/EM/D.A Press

Sete cachorros abandonados têm trazido transtornos aos moradores da Rua Rua Ajair de Almeida Costa, no bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Na manhã desta quinta-feira (7/11), uma mulher e uma criança no colo, de aproximadamente três anos, foram atacadas por pelo menos um deles.

 

 

Não é o primeiro caso. Moradores da região afirmam que os animais vêm atacando pedestres, revirando lixo, latindo durante a madrugada e provocando caos.

 

 

Geraldo de Almeida, 62 anos, que vive no local há mais de três décadas, diz que crianças que passam pela rua para ir à escola já foram mordidas pelos cachorros. “Meu neto está com muito medo de andar por aqui, os animais são bravos e tiraram o nosso sossego. Eles não têm dono e não sabemos de onde vieram, mas esse problema precisa ser resolvido”, afirma.

 

De acordo com moradores, pelo menos sete cães estão soltos na rua. Além da sujeira, a principal preocupação da vizinhança é de que eles voltem a atacar crianças e idosos. “Ontem eles começaram a avançar em motociclistas. Um motoboy quase sofreu um acidente para desviar de um ataque”, diz Ruth Castro, 41 anos, que também tem casa na região.

 

 

Insegura e preocupada, a população entrou em contato com o Corpo de Bombeiros (CBMMG), que informou que o caso é de responsabilidade da prefeitura de Belo Horizonte, mais precisamente da Vigilância de Zoonoses. No entanto, o contato não foi bem sucedido. 

 

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que afirmou que não recebeu nenhum chamado para o endereço citado, mas enviará uma equipe ao local para avaliar a situação e tomar as providências cabíveis.

 

 

“Gostaríamos que esse problema fosse resolvido o quanto antes. A qualquer momento pode acontecer uma tragédia aqui. Não sabemos como esses cachorros podem reagir”, diz a moradora da região Lúcia Pereira, de 29 anos.

 

Controle de Zoonoses

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da PBH, realiza o recolhimento de cães e gatos soltos nas vias sem tutores próximos. Segundo o governo municipal, a população pode realizar o pedido para recolhimento de animais por meio dos telefones 3277-7414, 3277-7411 e 98372-1785, informando o endereço onde os animais estão.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Em nota, a PBH reforça que o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais. "A Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve políticas, em várias frentes, para evitar o abandono, o tratamento inadequado e as doenças transmitidas por animais", declarou.