Os portões da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, foram fechados, como previsto, às 13h deste domingo (10/11), segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Infelizmente o sonho de cursar uma faculdade terá que ser adiado para a inscrita Ana de Nalva dos Santos, de 50 anos, que chegou no local às 13h02.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A podóloga diz que tentou pedir viagens por carro de aplicativo ao menos cinco vezes, mas não conseguiu. Moradora do Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, a inscrita estava triste por ter se atrasado. “Estou arrasada. Eu fui bem no primeiro dia de prova, estava fácil”, disse.
Ana fez a prova do Enem em outros anos. Desta vez, estava realizando o exame para cursar História, pois quer mudar de profissão.
Às 13h03 outra atrasada chegou. A jovem não quis se identificar, mas pediu para que os porteiros abrissem os portões. Desapontada, ela disse ter atrasado por pouco.
Segundo dia
Das 12h às 13h inscritos entraram para realizar o segundo dia de prova marcado por 90 questões de múltipla. A prova tem início oficial às 13h30.
O segundo dia da prova é formado por questões de múltipla escolha (45 de matemática e 45 de ciências da natureza) que devem ser realizadas em até cinco horas, como informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por organizar o Enem.
Os participantes só podem sair da sala de aplicação após duas horas do início das provas. E, para levar o caderno de questões, terão que esperar para ir embora nos 30 minutos finais da prova, a partir das 18h.
De acordo com o Inep, a divulgação do gabarito das provas do Enem ocorrerá em 20 de novembro e o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.