A terça-feira (12/11) em Belo Horizonte será de céu parcialmente nublado e altas temperaturas. No entanto, com o tempo instável e mudanças repentinas, os belo-horizontinos podem manter o guarda-chuva por perto, já que há previsão de chuva e possíveis raios e rajadas de vento ocasionais a partir da tarde.
De acordo com a Defesa Civil municipal, a temperatura mínima prevista é 16°C e a máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar deve girar em torno de 45% nas horas em que o calor fica mais evidente.
No fim de semana, o volume de chuvas que caiu na capital mineira foi significativo. Só no sábado (9), a região Centro-Sul acumulou 108,8 milímetros (mm), quase metade da média histórica do mês, que é de 236mm. Em apenas dez dias, a regional bateu 50% do volume de chuvas esperado para novembro. A Região Oeste é a segunda com o maior volume de chuva até agora, com 43,4% do esperado para o mês, ou seja, 102,4 milímetros.
Previsão em Minas
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia amanhecerá com muitas nuvens no Noroeste e Norte de Minas Gerais, principalmente na área próxima à divisa com a Bahia. Nesses lugares as chuvas podem se manifestar já pela manhã. No Triângulo Mineiro e na Zona da Mata, as típicas pancadas de primavera ocorrem a partir da tarde.
O rápido avanço de uma frente fria pelo litoral tende a aumentar a nebulosidade no Sul e Oeste do estado a partir da noite, o que deve provocar chuva isolada na madrugada de quarta-feira (13/11).
- Reclamação por troco termina em briga generalizada no interior de Minas
- Quase 90% dos brasileiros são a favor de restrições ao celular em escolas
- Presos 4 suspeitos de envolvimento com o ‘Tribunal do Crime’, na Grande BH
Os termômetros devem variar entre 13ºC e 36ºC.
Alerta
Ainda segundo o Inmet, 55 cidades mineiras estão em alerta de chuvas intensas até as 10h de terça (12).
Oito cidades das regiões Noroeste e Norte estão sinalizadas com “perigo”, com previsão de volume de chuvas entre 30 e 60 mm por hora, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. São elas: Arinos, Bonito de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Formoso, Januária e Montalvânia.
Outras 47 cidades estão em perigo potencial, também nas regiões Noroeste e Norte. Nessas localidades, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Veja a lista das 47 cidades:
- Bonfinópolis de Minas
- Brasilândia de Minas
- Brasília de Minas
- Cabeceira Grande
- Catuti
- Dom Bosco
- Espinosa
- Gameleiras
- Ibiracatu
- Icaraí de Minas
- Itacarambi
- Jaíba
- Janaúba
- Japonvar
- Juvenília
- Lontra
- Luislândia
- Mamonas
- Manga
- Matias Cardoso
- Miravânia
- Monte Azul
- Natalândia
- Pai Pedro
- Paracatu
- Pedras de Maria da Cruz
- Pintópolis
- Porteirinha
- Riachinho
- Santa Fé de Minas
- São Francisco
- São João da Ponte
- São João das Missões
- São Romão
- Unaí
- Uruana de Minas
- Urucuia
- Varzelândia
- Verdelândia
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice