A maioria dos atendimentos aconteceram em vistorias de imóveis particulares nas Regiões Norte, Noroeste e Venda Nova -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press. Brasil. Belo Horizonte - MG)

A maioria dos atendimentos aconteceram em vistorias de imóveis particulares nas Regiões Norte, Noroeste e Venda Nova

crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press. Brasil. Belo Horizonte - MG

A Defesa Civil de Belo Horizonte foi acionada 95 vezes pelo telefone 199 entre 14h dessa quarta-feira (13/11) e 15h desta quinta-feira (14/11). As solicitações foram consequência das fortes chuvas que atingiram a capital mineira nas últimas 24 horas. De acordo com o órgão, a maioria dos atendimentos aconteceram em vistorias de imóveis particulares nas Regiões Norte, Noroeste e Venda Nova de BH. 

 


Entre as ocorrências mais frequentes estão: alagamentos (14 acionamentos), desabamento parcial de muro de arrimo (18), trincas (15) e risco de destruição ou desabamento de muro (13). “A Defesa Civil reforça a importância da manutenção preventiva em muros de contenção. Devem ser inspecionados e reparados muros com rachaduras, inclinações ou sinais de desgaste para se evitar os riscos de desabamentos”, afirmou o subsecretário de proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo.

 


Pancadas de chuva


Nessa quarta (13/11), a chuva na Região de Venda Nova ultrapassou 30% do esperado para todo o mês em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil municipal, das 14h10 às 16h10 foram registrados 74,4 milímetros (mm) na regional. A média climatológica para novembro é de 236mm.

 

Na manhã de quarta-feira, a Defesa Civil havia emitido um alerta para tempestades com a previsão de 40 a 60mm de chuva ao longo de todo o dia. No entanto, em duas horas, além de Venda Nova, outras duas regionais — Nordeste, 62,6mm ; Pampulha,  68,6mm — ultrapassaram a previsão do órgão.

 

 

Waldir Figueiredo, subsecretário da Defesa Civil de BH, explicou que eventos extremos, como o que aconteceram na capital durante a tarde, são difíceis de serem previstos devido à “variabilidade no comportamento da atmosfera”. Mesmo assim, o chefe da pasta afirmou que a cidade foi “resiliente” ao temporal sem registro de vítimas e, até o momento, famílias desabrigadas ou desalojadas.

 


Rompimento de barragem


Durante coletiva de imprensa, o secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, comparou o temporal com o de 2020, apelidado de “chuva dos mil anos”, em que a precipitação chegou a 102 milímetros em 40 minutos. O temporal de hoje provocou a queda da barragem no Parque Lagoa do Nado, no Bairro Itapoã, na Região da Pampulha


Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver que a força da água criou um buraco em uma das passagens ao lado da lagoa do parque. O rompimento criou uma queda d’água em direção a Avenida Pedro I, que fica a 336 metros de distância da estrutura. Mesmo assim, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o fluxo de água não chegou a atingir a via. 


Recomendações 


A Defesa Civil recomenda que os cidadãos evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões durante as pancadas de chuva. Além disso, devem redobrar a atenção em áreas de encosta e morros.

 

 

Durante as tempestades, as pessoas não devem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores. Também é recomendado que não atravessem ruas alagadas.


Caso os moradores notem rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, devem avisar a Defesa Civil. O órgão também alerta para que as pessoas não se aproximem de cabos elétricos rompidos, devendo acionar a Cemig (116) ou a própria Defesa Civil (199).



Emissão de alertas

  

Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

 

 

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é gratuito. 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.