Diversas famílias mineiras estão desabrigadas desde essa quarta-feira (13/11) e precisaram se organizar em um abrigo montado no ginásio poliesportivo da cidade de Alfenas, Região Sul de Minas Gerais. A circunstância se dá em razão de trincas encontradas nas paredes de duas edificações do conjunto habitacional São Carlos, fazendo com que mais de 100 pessoas fossem evacuadas do local.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Marcelo Lopes, explica que, na noite de segunda-feira (11/11), a Defesa Civil foi acionada e um engenheiro civil foi ao local, se deparando com as trincas mencionadas. No dia seguinte, pela manhã, a situação estava ainda mais grave.
Segundo ele, as causas ainda estão sendo investigadas, mas algumas das possibilidades são: o solo encharcado em razão das chuvas das últimas semanas, um vazamento na tubulação de água ou, até mesmo, uma questão estrutural do edifício.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou a interdição preventiva total do lugar, principalmente pela evolução rápida das rachaduras.
Conforme o coordenador, a Secretaria Municipal da Criança, da Assistência e dos Direitos Sociais está responsável por avaliar caso por caso e chegar a uma solução para as famílias. Entre as pessoas, são cerca de 48 desabrigados, aproximadamente 14 famílias acolhidas no ginásio, e 60 desalojados, em torno de 20 famílias que foram para casas de parentes ou conhecidos.
Em nota, a Prefeitura de Alfenas informou que foi constatado situação de risco nos blocos cinco e seis do residencial. Não houve feridos.
“Foi constatado um desnivelamento nos blocos, gerando em uma parte o afundamento do solo, resultando em rachaduras. As causas ainda serão apuradas pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Estratégico, que farão o levantamento das causas juntamente com os órgãos responsáveis”, afirmou.