Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press. Brasil)

Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão

crédito: Tulio Santos/EM/D.A.Press. Brasil

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. A data relembra a morte do líder do Quilombo dos Palmares em 1695. O dia também reflete a importância do combate ao racismo e a promoção da igualdade social. 


A data foi oficializada em 2011 pela ex-presidente Dilma Rousseff, quando alguns estados e cidades brasileiras transformaram a celebração em feriado. Mas foi apenas no fim de 2023 que o Dia da Consciência Negra passou a ser considerado feriado nacional. 

 


O projeto de Lei que declarou a data como feriado nacional foi sancionado no dia 21 de dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes o dia era considerado feriado apenas no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.

 


Zumbi dos Palmares, homenageado pela data, lutou contra a escravidão durante o período colonial e se tornou um dos maiores símbolos da luta pela liberdade dos negros. 

 

 

Com a promulgação da data como feriado nacional, todos os estados brasileiros, incluindo Minas Gerais, passam a ter mais esse dia no calendário de feriados. Em Belo Horizonte, a data é feriado municipal desde abril de 2024