Moradores do Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estão sem abastecimento de água desde a última sexta-feira (16/11). Quatro dias depois, registros de interrupção no fornecimento foram feitos em cinco vilas do aglomerado, nesta terça-feira (19/11). Entre os atingidos estão: Vila Fazendinha, Marcola, Novo São Lucas, Santana do Cafezal e Nossa Senhora de Fátima.
O abastecimento, segundo a Copasa, apresentou intermitências na região devido à necessidade de manutenção emergencial. A previsão era que o serviço fosse normalizado, de forma gradativa, durante a tarde desta quinta-feira. No entanto, até as 21h40 moradores da Vila Fazendinha, mesmo com os registros abertos, não tinham água nas torneiras.
Natali Neves, moradora da Vila Fazendinha, conta que o desabastecimento no Aglomerado da Serra faz parte da rotina. De acordo com ela, muitas pessoas possuem criações de galinha e porcos, além de cães e gatos, e, desde então, os animais têm tido pouco acesso à água.
“Está difícil demais. Não é a primeira vez que falta água aqui, sempre ficamos desabastecidos uma semana ou mais. Minha mãe tem diabetes, toma insulina, está com a glicose bem alta e não pode ficar sem comer e sem beber água”, desabafa Natali.
A moradora explica que ela e vizinhos entraram em contato com a Copasa para relatar a falha no abastecimento. Em resposta, a companhia informou que o sistema seria normalizado até às 18h, o que não aconteceu.
“Eu deixo aqui minha indignação, porque na hora de vir a conta ela está caríssima. Não vem barato. Espero que a Copasa se sensibilize com os moradores daqui porque a gente não tem uma gota d’água desde sexta-feira”, diz.
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A Copasa informou que o abastecimento na região foi retomando na manhã desta terça-feira (19/11) e que seria normalizado até o final da noite de ontem.
Na tarde de segunda-feira (18/11), a unidade de bombeamento que abastece a região apresentou uma pane elétrica. As equipes foram mobilizadas para fazer a manutenção, que foi concluída ontem mesmo (18). Além da pane elétrica, foi necessário aguardar o restabelecimento da energia, que só retornou na madrugada desta terça.
A concessionária explica que, se algum cliente perceber qualquer intermitência, pode se tratar de um caso pontual, portanto, deve informar o endereço completo do imóvel diretamente à Companhia, para que uma equipe técnica possa investigar o fato. Os canais de relacionamento são gratuitos.
São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.