Segundo os bombeiros, as cobras estavam na madeira do telhado das residências -  (crédito: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG))

Segundo os bombeiros, as cobras estavam na madeira do telhado das residências

crédito: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

Na tarde dessa quarta-feira (20/11), duas jiboias de um metro e trinta centímetros cada foram encontradas no telhado de casas em Montes Claros, na Região Norte de Minas, com risco para moradores e animais domésticos.

 

 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), as cobras estavam escondidas em madeiras de telhados de residências dos bairros Jardim Liberdade e Vila Atlântida.

 

 

 

As cobras, identificadas como da família Boa Constrictor — popularmente conhecida como jiboia —, assustaram os moradores pelo tamanho. A espécie é de porte médio e pode atingir até quatro metros de comprimento.

 

 

Os répteis foi retirados dos locais pelos bombeiros. Como os animais não tinham sinais de ferimentos nem doenças aparentes, a equipe capturou os bichos e soltou longe do perímetro urbano, no habitat natural da espécie.

 

Apesar de não ser venenosa, a jiboia é perigosa pela agressividade, uma vez que mata as presas por constrição (enrolada na vítima, ela aperta até sufocar a presa), causando perigo para seus alvos.

 

Cuidado ao encontrar uma serpente

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) tem dicas do que fazer ao se deparar com esses animais. Confira:

 

  • Evite se aproximar e interagir com o animal, pois pode causar estresse e comportamentos agressivos.
  • Não alimente animais silvestres, isso incentiva a presença deles em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar das residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para bichos e humanos.
  • Verifique se sua residência tem aberturas que possam servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas fechadas, principalmente, em ambientes próximos a terrenos baldios e/ou áreas verdes.
  • Incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.
  • Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.