Ações de conscientização sobre a prevenção da Aids, doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, em inglês), vão acontecer das 9h às 14h no Parque Municipal Renné Giannetti, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, neste domingo (1/12).
A programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids conta com distribuição de materiais informativos e de prevenção, além de orientações sobre locais de atendimentos e tratamentos ofertados pelo município.
Na quinta-feira (5/11), às 9h, os vagões do metrô serão preenchidos pela melodia de músicas e marchinhas que propõem evidenciar a importância da prevenção da doença. A ação será realizada pelo grupo Mobiliza Sus-BH, da Secretaria Municipal de Saúde, com a distribuição de materiais informativos e preservativos.
- Prevenção combinada ajuda a reduzir transmissão do HIV
- Jovens foram 'desproporcionalmente' afetadas pelo vírus da aids em 2023, diz Unicef
Durante o ano, são oferecidos testes rápidos (para HIV, hepatites virais e sífilis), e também autotestes, nos 153 centros de saúde de Belo Horizonte, que podem ser realizados gratuitamente pelo usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), tal como o diagnóstico e tratamento.
Em 2024, a prefeitura passou a ofertar o teste rápido (TR) Duo, utilizado para detecção simultânea da infecção pelo HIV ou pela sífilis em gestantes. Com uma amostra de sangue, o teste é realizado durante o pré-natal em dois momentos: na primeira consulta e no terceiro trimestre gestacional.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Os serviços e consultas de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, segundo a PBH, também são ofertadas em todos os centros de saúde, antes realizados apenas em seis unidades de atenção especializada.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata