PBH pretende destinar R$ 60 milhões para obras no Anel Rodoviário -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

PBH pretende destinar R$ 60 milhões para obras no Anel Rodoviário

crédito: Leandro Couri/EM/D.A. Press

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte, que, na tarde desta sexta-feira (29/11) foi palco de mais um grave acidente no trecho conhecido como descida do Bairro Betânia, ainda aguarda a municipalização. A gestão local da via foi uma das promessas de campanha do prefeito recém-reeleito Fuad Noman (PSD), que, inclusive, esteve em Brasília para tratar desse assunto no último dia 7. 

 

A transferência da gestão da via para o poder municipal já foi acertada, mas a assinatura ainda não ocorreu. A expectativa, na ocasião da viagem de Fuad Noman a Brasília, era que os trâmites fossem concluídos já em 2024. Veja o vídeo do acidente:

 

 

 

Enquanto isso, o Anel Rodoviário segue nas mãos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O processo de transferência será acompanhado do repasse de aproximadamente R$ 65 milhões em verbas destinadas à primeira fase de obras de intervenção na via, que incluem a construção de alças de acesso no cruzamento com a Via Expressa. Os recursos virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).

 

 

Contatada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "há trâmites burocráticos a serem seguidos para a municipalização do Anel Rodoviário" e que "tem atuado para que esse processo seja concluído o mais rapidamente possível".

 

 

O Anel Rodoviário de Belo Horizonte tem 27 quilômetros de extensão e interliga as rodovias BR-262 e BR-381 à BR-040 e à BR-356. De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, cerca de 120 mil veículos transitam pela estrada diariamente.