A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), prendeu 90 suspeitos de envolvimento em crimes de estelionato, com ações em golpes virtuais. A operação “Se deu dúvida, é golpe” foi lançada em outubro e deve seguir até o final do mês.

 

 

Do total, 86 prisões ocorreram em Minas Gerais, duas em Goiás, uma no Mato Grosso e uma no Rio de Janeiro. A operação combate fraudes como o envio de PIX errados — o golpe do pix —, promoções falsas, falsos atendentes bancários, cupons de desconto e boletos falsificados.

 



 

Segundo a PMMG, a operação, coordenada pela Ficco, tem como objetivo reduzir a criminalidade relacionada aos estelionatos digitais, com um foco especial na conscientização da população, principalmente os idosos, sobre os perigos dos golpes virtuais.

 

Além das prisões, a operação também contribui para a formação de um banco de dados mais qualificado, que facilita a identificação de novos estelionatários e possibilita a realização de ações mais assertivas no combate aos crimes digitais.

 

 

A major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG, conta que a operação combina ações repressivas e preventivas. "Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada e prevenção de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira", afirmou.

 

A major também destaca a importância da cooperação entre diferentes forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, para o sucesso da operação. “Todas as ações de comunicação, preventivas e operacionais, voltadas para uma melhor qualificação dos dados, acabam sendo reforçadas por ações repressivas qualificadas integradas, como é o caso da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência (DINT) e, também, da Polícia Federal (PF)”, pontuou.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Além da divulgação da operação por meio de campanhas publicitárias, inserções em rádio e publicações nas redes sociais pelos canais oficiais, a operação “Se deu dúvida, é golpe” conta também com a colaboração do influenciador digital Tião Bruto Sistemático. Ele tem incentivado o público a se atentar para sinais de fraude, por meio de vídeos que orientam a população sobre como identificar golpes e se proteger.

compartilhe