Depois de dois dias seguidos de chuva, Belo Horizonte ainda tem possibilidade de pancadas isoladas nesta terça-feira (19). Segundo a Defesa Civil municipal, o dia será de céu parcialmente nublado. A previsão é de que a temperatura mínima registrada seja de 15ºC e a máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar mínima deverá ficar em torno de 40% durante a tarde.


 

 

As precipitações constantes que atingiram a capital desde quarta-feira (13/11) fizeram com que quatro regionais ultrapassassem 80% do volume esperado para todo o mês. A média histórica da cidade para novembro é de 236 milímetros (mm). Até a manhã desta segunda-feira (18/11), as regiões Leste, Venda Nova, Centro-Sul e Nordeste atingiram as marcas de 86,7%, 84,6%, 81% e 80,5%, respectivamente.




 

Em meio às condições adversas, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta que se tome alguns cuidados, como evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões.

 

Além disso, a Defesa Civil recomenda que a população não atravesse ruas alagadas, nem deixe crianças brincando em enxurradas ou próximas a cursos d'água. Devido à possibilidade de raios e rajadas de vento, outra orientação é não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores. Atenção especial para áreas de encostas e morros.


 

Previsão para Minas Gerais


No restante do estado, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso ocorre devido à combinação do calor e da alta umidade presentes na atmosfera.


 

“Em resposta à redução das nuvens e das chuvas dos últimos dias, a temperatura máxima ficará acima dos 30ºC em todas as regiões mineiras. No decorrer da semana, a instabilidade atmosférica voltará a ganhar força e chuvas fortes podem ocorrer em boa parte de Minas Gerais”, aponta o órgão.


 

Por isso, até as 10h de hoje, 127 municípios mineiros estão em alerta de perigo potencial para chuvas intensas. O aviso, emitido pelo Inmet, prevê precipitações de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de até 60 km/h. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As cidades atingidas ficam nas regiões Norte, Noroeste, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha.


Emissão de alertas

       

Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.

 

 

Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

 

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Confira dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual em casos de chuvas fortes:


  • Não atravesse a enxurrada
  • Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
  • Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
  • Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
  • Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
  • Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil


Acumulado de chuva em Belo Horizonte até as 7h45 dessa segunda-feira (18/11):

 

  • Barreiro: 153,6 (65,1%) 
  • Centro Sul: 191,2 (81,0%) 
  • Leste: 204,6 (86,7%) 
  • Nordeste: 190,0 (80,5%) 
  • Noroeste: 155,0 (65,7%) 
  • Norte: 166,8 (70,7%) 
  • Oeste: 160,4 (68,0%) 
  • Pampulha: 181,4 (76,9%) 
  • Venda Nova: 199,6 (84,6%) 

 

Média Climatológica de 236 mm


 

compartilhe