O trecho da BR-356, que liga Mariana, na Região Central de Minas Gerais, à BR-040, será duplicado com recursos do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão e será entregue à concessão privada no próximo ano. O anúncio foi feito pelo governo de Minas em cerimônia no município nesta segunda-feira (25/11).

 

 

O edital para as obras e concessão da rodovia está previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2025. Antes, porém, o governo de Minas prevê realizar duas audiências públicas, em dezembro, para apresentar o projeto à população e ouvir sugestões. As datas e informações sobre como participar serão divulgadas nesta quarta-feira (27/11).

 



 

A obra é estimada em R$5 bilhões. Parte do valor —R$2 bilhões— vem do acordo de repactuação pela tragédia de Mariana, assinado no mês passado, e o restante será custeado pela iniciativa privada em edital de concessão, medida que já estava nos planos do Executivo estadual desde 2021. “A assinatura do contrato é prevista para o segundo semestre de 2025, já com o início das obras”, disse o secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, Pedro Bruno Barros em coletiva de imprensa.

 

O prevê 187 quilômetros de obras. Serão 67 quilômetros de duplicação, recuperação de pavimento e correção de curvas críticas na BR-356, o que, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), deve reduzir o tempo de deslocamento até Belo Horizonte em até 38 minutos.

 

Também estão previstos 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, além da readequação de 64 quilômetros de acostamentos. A obra também vai incluir a construção de contornos viários, acessos, passarelas e a correção de curvas críticas ao longo de todo o trecho, que cortam 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.


 

Cobrança de pedágio preocupa

 

Os investimentos na duplicação da BR-356 foram recebidos com entusiasmo e apreensão por parte da gestão municipal. O prefeito eleito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), manifestou preocupação com o que virá em termos de futuras cobranças de pedágio, e chegou a ressaltar esse tópico ao governador durante seu discurso na cerimônia.

 

“A duplicação da BR-356 é uma notícia maravilhosa para Mariana, que sofreu tanto com a tragédia. A gente sabe que vivenciamos uma estrada que é perigosa, insegura e lenta. Mas, nós não vamos aceitar, e esse é meu ponto de vista como prefeito eleito, que a nossa população tenha que pagar valores altos de pedágio, já que grande parte da duplicação sai justamento da repactuação do acordo de Mariana”, afirma, em coletiva de imprensa.

 

Ele reforçou que acompanhará de perto as audiências públicas para garantir que a população local, já bastante impactada pelo desastre de 2015, não seja penalizada com tarifas elevadas. “Nós esperamos que o Estado tenha essa consciência e que essa rodovia venha trazer benefícios, e não traga também questões que possam onerar a população de Mariana, que utiliza a rodovia todos os dias para ir à nossa capital”, destacou.

 

Questionado pela imprensa sobre o assunto, Zema adotou disse que ainda é cedo para definições. Ele afirmou que o trajeto e as condições da obra serão debatidos nas audiências públicas, momento em que serão analisados aspectos como a cobrança de pedágio e a manutenção da rodovia. "Tudo será discutido nessas audiências, e nosso objetivo é garantir que a região seja bem atendida", disse. O governador destacou que, com 60% dos recursos previstos para a duplicação vindo de fontes externas ao Estado, será necessário avaliar alternativas, como parcerias públicas ou privadas, para cobrir os custos e estabelecer possíveis tarifas que sejam viáveis para os usuários.

 

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