Moradores de áreas de risco em Belo Horizonte contarão com um novo dispositivo para ajudar a prevenir tragédias. O projeto “Defesa Civil Alerta” entrará em funcionamento no dia 4 de dezembro.
O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional em parceria com o Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras. Ele utilizará a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, para toda a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G.
O alerta irá suspender qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, sem a necessidade de cadastro prévio do usuário.
“Esse toque irá funcionar mesmo se seu telefone estiver no silencioso. É mais uma ferramenta que o governo federal e a Defesa Civil Estadual irão trazer para colocar a população mineira em segurança, devido às inúmeras mudanças climáticas que vêm ocorrendo”, declarou o Tenente Rogério Silva de Paula, diretor de resposta da Defesa Civil de Minas Gerais.
Nesta quarta-feira (27/11), representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional estiveram na sede da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para alinhar a ativação do “Defesa Civil Alerta”.
No próximo sábado (30/11) será feita uma demonstração do funcionamento da ferramenta na prática em 36 municípios do Rio Grande do Sul. No dia 1º de dezembro, o teste será na capital mineira.
“Essa é uma data importante, porque vai ser o primeiro alerta enviado para uma capital do nosso país, então há muito o que ser aprendido e testado. A partir disso, a gente sempre estará melhorando o projeto”, disse Tiago Schnorr, coordenador geral de monitoramento e alerta da Defesa Civil Nacional.
A partir do dia 4 de dezembro, a plataforma a ferramenta vai estar apta a ser utilizada pela Defesa Civil de Minas Gerais.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
“É fundamental que as pessoas estejam muito atentas a estes alertas, conheçam as áreas de risco do seu município e as ações de autoproteção. A nova tecnologia é um importante passo para salvar vidas da população no nosso país”, reforçou Schnorr.