A semana começa com chuva intensa em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil. por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (2/12), as regionais Oeste e Noroeste registraram chuva de nível “extremamente forte”, com registro de precipitação de mais de 5 milímetros (mm).
As regiões Centro-Sul, Barreiro e Pampulha registram chuva moderada, com precipitação de 1,1 mm a 2,5 mm. Já as regiões de Venda Nova, Leste, Nordeste e Norte registram chuva fraca, de 0,1 mm a 1,0 mm.
Até o momento da publicação desta reportagem, a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência em razão das chuvas.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço defesacivilbh.
No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A partir de quarta-feira (4/12), um novo sistema de alerta estará em funcionamento no estado. No projeto “Defesa Civil Alerta”, moradores de áreas de risco recebem alertas nos dispositivos móveis, com mensagem de texto e aviso sonoro, utilizando a rede de telefonia celular para toda a população com cobertura de rede 4G ou 5G.
Dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual
- Não atravesse a enxurrada
- Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
- Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
- Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
- Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil