Defesa Civil emitiu alerta de chuva para a manhã desta segunda (2/12) -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Defesa Civil emitiu alerta de chuva para a manhã desta segunda (2/12)

crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Belo Horizonte está sob alerta de chuva forte até a manhã de terça-feira (2/12). De acordo com a Defesa Civil de BH, as precipitações podem chegar a 70 milímetros (mm) com rajadas de vento em torno de 50 km/h.

 

 

O órgão municipal recomenda que, em caso de fortes chuvas, a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva, além de não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores (confira a lista de recomendações completa abaixo).

 

 

Segundo a previsão meteorológica, o dia deve ser de céu nublado com chuvas a qualquer hora, raios e rajadas de vento ocasionais. A manhã deve ser de céu com muitas nuvens e chuva isolada, enquanto a tarde e noite devem ter céu com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

 

 

Alerta

 

Nesse domingo (1º), a Defesa Civil de BH enviou uma notificação aos aparelhos celulares de usuários da rede de telefonia móvel do município que se encontravam na cidade. O alerta com os dizeres “alerta extremo”, acompanhado de um som alarmante, também apareceu nos celulares que estavam no modo silencioso.

 

 

O alerta foi uma demonstração do novo serviço para a capital mineira, em uma iniciativa da Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de celular.

 

O objetivo era apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta, que emite alertas sobre riscos e desastres naturais, para que a população entenda como o sistema vai funcionar em situações de emergência, permitindo testar sua eficácia na transmissão de informações urgentes.


Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Recomendações da Defesa Civil:

 

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.