Um casal foi preso em Ituiutaba, na terça-feira (3/12), acusado de envolvimento com um esquema fraudulento de compras em joalherias do Rio Grande do Sul. A operação que chegou ao braço da quadrilha no Triângulo Mineiro foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) gaúcho e contou com colaboração da Polícia Civil de Minas Gerais.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão no município. Os alvos favoritos da quadrilha eram joalherias de Porto Alegre (RS). Mas a investigação apontou que a atuação da rede criminosa era interestadual e especializada em aplicar golpes envolvendo compras fraudulentas de joias de alto valor.
Os estelionatários usavam dados falsos e links de pagamento online, simulando transações legítimas e, depois da retirada dos produtos, o pagamento era contestado sem que os produtos fossem devolvidos. Os suspeitos conquistavam a confiança dos comerciantes usando perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens. Eram enviados terceiros para retiradas das compras.
- PC indicia dois homens por racismo e tortura contra morador de rua em MG
- Cobertura vacinal de BH melhora, mas ainda está abaixo do ideal
- Chuva intensa pode atingir BH e outras 769 cidades de MG nesta quarta
O esquema envolvia várias pessoas e conexões em diferentes estados, sendo necessário o apoio das forças policiais locais em Ituiutaba, onde parte das operações foi rastreada. Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil mineira ainda encontrou 10 kg de cocaína e insumos utilizados na preparação e adulteração de entorpecentes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia