Um desmoronamento de pilha de rejeitos dentro da Mina de Turmalina, no município de Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas, mobiliza bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar neste sábado (7/12).
Até o momento, não há registro de feridos. Segundo informações iniciais, funcionários da mina estão sendo evacuados.
Os bombeiros estão no local realizando ações de Defesa Civil, monitoramento e gerenciamento da situação. A Defesa Civil Estadual está com uma equipe em deslocamento até o local.
Em nota, a Jaguar Mining informou que, na manhã deste sábado (7/12), "a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção". E que a empresa "tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios".
Área isolada
De acordo com os bombeiros, 16 residências no povoado de Casquilho foram evacuadas. As casas ficam ao lado da Mina de Turmalina. A corporação também informa que apenas uma casa foi atingida pelo deslizamento, provocando apenas danos materiais.
Um posto de combustível também foi atingido, mas o tanque não foi afetado. Por volta das 15h40, o Corpo de Bombeiros mantinha quatro guarnições para monitorar o local do acidente.
Confira a nota da Jaguar Mining na íntegra:
"A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção.
Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios.
A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis."
Confira a nota da Defesa Civil na íntegra:
"De acordo com o empreendedor Jaguar Mining Inc., localizado no município de Conceição do Pará/MG, na manhã de hoje, 07/12/2024, ocorreu o deslocamento de parte do material da Pilha de Rejeitos/ Estéril sólidos Satinoco da Mina Turmalina. Como medida de segurança, foi realizada a evacuação dos moradores da comunidade de Casquilho de Cima, situada nas proximidades da pilha.
A Defesa Civil Municipal de Conceição do Pará, a Defesa Civil Estadual de Minas Gerais, Núcleo de Emergências Ambientais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais, a Agência Nacional de Mineração e a Polícia Militar de Minas Gerais estão monitorando a situação e permanecem preparados para prestar assistência à comunidade.
Reforçamos o apelo para que as pessoas impactadas não retornem à área até que as autoridades emitam orientações oficiais sobre a retomada da normalidade."
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia