Na foto, Barragem de Campo Grande -  (crédito: Arquivo Vale )

Na foto, Barragem de Campo Grande, em Mariana

crédito: Arquivo Vale

 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou, nesta quarta-feira (18/12), que retirou o nível de emergência da barragem de Campo Grande, em Mariana, na Região Central de Minas. Segundo a mineradora, a estrutura permanece em nível de alerta até que toda documentação necessária seja resolvida. A mudança de status ocorreu na segunda-feira (16/12)

 

 

A barragem, que está situada na Mina Alegria, recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, o que atesta a segurança da estrutura. 

 

 

O processo de descaracterização de 30 barragens construídas com o método a montante pela empresa, que pretende eliminar a função de reter rejeitos e água, está previsto para ser concluído em 2026. 

 

 

O programa recebeu cerca de R$ 10 bilhões em investimentos desde 2019. Ao todo, 16 barragens tiveram o nível de emergência encerrado desde 2022, incluindo a de Campo Grande. De 14 que ainda mantêm algum nível de emergência, nenhuma opera recebendo rejeitos. 

 

 

A empresa informou que as principais são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs).

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia