O alerta "extremo" que chegou pelos celulares dos belo-horizontinos está entre os assuntos mais comentados na rede social X, o antigo Twitter. 'Susto' e 'Defesa Civil' são os assuntos mais citados no estado.
A notificação incomum acompanhada de um toque semelhante a uma sirene, emitida em um teste da Defesa Civil de Minas Gerais para toda Belo Horizonte neste domingo (1º/11), deu um susto nos usuários das redes de telefonia móvel e rendeu muitos relatos divertidos na web.
O alerta, no entanto, não representa risco real e se trata apenas de uma simulação. A iniciativa é uma parceria da Defesa Civil com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, utilizando a rede das tecnologias 4G e 5G.
- BH registra chuva forte na noite deste sábado; Defesa Civil faz alertas
- Alerta de tempestade emitido para dois terços de Minas Gerais
- Caminhada contra violência de gênero pede justiça em caso de feminicídio
A ação tem como objetivo apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta, que emite alertas sobre riscos e desastres naturais, para que a população entenda como o alerta funcionará em situações de emergência, permitindo testar sua eficácia na transmissão de informações urgentes.
Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia