Perfis na rede social X, antigo Twitter, denunciaram em massa supostos atos de racismo praticados por um colaborador da Unimed durante uma discussão sobre futebol. Nas postagens, o suspeito ofende outras pessoas com termos como "seu orangotango tupiniquim" e "primata burro".

 

Em posicionamento publicado na rede, na tarde deste domingo (15/12), a Unimed-BH disse que "todas as medidas cabíveis serão tomadas" em relação ao ocorrido com o colaborador da empresa.

 

Na descrição do perfil, o suspeito, que mantinha uma conta denominada Arthur Henrique, se definia como "mineiro, adepto do futebol bonito e colaborador administrativo na Unimed-BH". Foi durante uma discussão com torcedores santistas que ele utilizou as expressões racistas.

 



 

Ao ser interpelado pela atitude, disse, com deboche: "Faz eu perder meu emprego aí se você é bom mesmo, seu orangotango tupiniquim". E publicou ainda: "Começou a queima de reputação! Sangrem!".

 

 

Após receber inúmeras marcações nas redes sociais com denúncias do ocorrido, a Unimed-BH publicou um posicionamento no qual disse não compactuar com qualquer força de discriminação e preconceito.

 

"Estamos cientes do caso envolvendo um de nossos colaboradores e informamos que todas as medidas cabíveis serão tomadas, reiterando nosso compromisso com a construção de um ambiente de respeito e inclusão dentro e fora da nossa cooperativa", publicou nesse domingo (15/12).

 

Posicionamento da Unimed-BH

 

Nesta segunda-feira (16/12), a Unimed-BH informou que o colaborador acusado de falas racistas foi desligado da cooperativa. Além disso, a Unimed-BH reforçou que “repudia qualquer atitude ou comportamento que demonstre preconceito, seja de raça, gênero, orientação sexual, idade, classe social ou qualquer outra forma de discriminação”.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

“A Cooperativa tem entre seus valores o respeito e a ética nas relações com seus diversos públicos: clientes, colaboradores, médicos cooperados e a sociedade em geral. A Unimed-BH esclarece que possui um Código de Conduta que é amplamente divulgado entre seus colaboradores e que todos passam por treinamento. A cooperativa lamenta o ocorrido e informa que o colaborador não faz mais parte do seu quadro de profissionais”, informou a nota.

compartilhe