A fim de cumprir o Plano de Mobilidade Limpa, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) prevê a compra de 100 ônibus elétricos para 2025. O objetivo é substituir 40% da frota atual por coletivos movidos por energia limpa até 2030.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17/12), durante coletiva para apresentação de ações de mobilidade urbana para o próximo ano. Segundo o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), André Dantas, a PBH irá comprar os veículos elétricos em lotes de 20 ao longo de 2025. A implementação deve depender do processo de licitação e da entrega das montadoras.
A utilização dos veículos pelas empresas de ônibus funcionará em regime de comodato, ou seja, os bens pertencem à prefeitura e serão fiscalizados por ela, sendo devolvidos ao final do contrato, em novembro de 2028.
- PBH prevê entrega das obras do BRT Amazonas para 2028
- PF faz operação para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes
- BH ocupa 6º lugar entre as capitais com maior índice de consumo de álcool
Outros 100 ônibus convencionais devem ser adquiridos para renovação da frota.
Plano piloto
Um plano piloto do Plano Local de Mobilidade Limpa (PLML) será implementado na avenida Olegário Maciel e nas ruas Tupis, Goitacazes, Carijós e Rio Grande do Sul, na Região Central da capital.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Na área, também serão realizadas obras para alargamento das calçadas, requalificação e acessibilidade de travessias, instalação de jardins de chuva e refúgios climáticos, melhorias nas escadas do Mercado Novo, assim como construção de abrigos de ônibus com ponto inteligente