A Virada da Liberdade promete superar as expectativas dos belo-horizontinos que vão curtir o réveillon na capital. Música, arte e um show de drones fazem parte da programação gratuita que será realizada a partir das 18h do dia 31 de dezembro. 


A terceira edição do evento, com patrocínio da Cemig, faz parte da celebração do Natal da Mineiridade e seguirá o conceito de valorização da cultura do estado presente na decoração da Praça da Liberdade.

 




“Quantos outros lugares promovem eventos que celebram a cultura nacional, mas passamos nossa virada celebrando a cultura mineira, aquilo que somos diferentes de outros lugares”, disse o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. “A virada do ano é o momento em que a gente celebra nossa família, pessoas que a gente ama, sobretudo, a alegria de viver. Então, nossa virada promove essa alegria de viver em um lugar tão bonito quanto a Praça da Liberdade”, completa.

 

O ponto alto será o Show da Virada, com um espetáculo de drones, lasers e mapping que farão referência aos ícones locais, à natureza, às paisagens de Minas e ao Carnaval. O queijo mineiro não poderia faltar: uma homenagem ao tombamento do modo de fazer queijo minas artesanal iniciará a apresentação.

 

“Vamos começar o show fazendo uma brincadeira com o queijo no centro do nosso sistema solar, para exaltar e celebrar o fazer artesanal do queijo mineiro, que agora é patrimônio imaterial”, conta Juliana Flores, diretora artística da Festa da Luz. “Estamos preparando o encerramento do espetáculo de drones de uma forma apoteótica”, completa.

 

Evento no Palácio da Liberdade anunciou programação da Virada da Liberdade 2024/2025. Na foto, os artistas Kayete Fernandes, FBC e Zé Mauro, ao lado dos produtores e organizadores.

Izabella Caixeta/EM/D.A Press

 

 

A contagem regressiva será comandada pelos artistas Ilvio Amaral, Maurício Canguçu e Kayete Fernandes, que também será mestre de cerimônia da noite.

 

“Estou nervosa, mas feliz, porque vou estar bem acompanhada com meus amigos queridos para a contagem para 2025. Acho que vai ser uma virada muito alegre. A virada é isso, a gente sinaliza boas coisas, e essa energia traz amor, parceria e energia positiva. Vem comigo, que a titia está esperando vocês. Não vai ser bom, vai ser ótimo!”, declarou Kayete.

 


Jeitinho mineiro


A Virada da Liberdade faz parte da promoção de Belo Horizonte como destino turístico, o que também contribui para o fomento do comércio e da geração de empregos. O foco principal é na cultura e gastronomia mineiras. 


“A Praça da Liberdade se constitui agora como o principal espaço público para os mineiros celebrarem, desejarem boas energias, estarem juntos em segurança, e um espaço democrático com muito acesso”, afirma Hanna Drumond, gerente de comunicação da Cemig.

 


Para as crianças, a “Viradinha” vai oferecer uma programação especial, com ativações, cortejos e shows para toda a família. Artistas da cena local, como FBC, bloco Chama o Síndico, Iza Sabino, DJ Ed Luiz e o Samba Clube estão entre as atrações que ocuparão os dois palcos: Minas e Gerais. Dois lounges completam os espaços disponibilizados ao público. 


“Já toquei em outros lugares, mas na minha cidade é a primeira vez no ano novo. É também uma oportunidade de tocar de graça e trazer o pessoal da minha comunidade, Cabana do Pai Tomaz. Acho que falta muito isso ainda em BH. Estou muito feliz de participar da terceira edição, espero que continue assim e que cresça cada vez mais”, declarou FBC.


O cantor deve apresentar sucessos dos álbuns “O amor, o perdão e a tecnologia irão nos levar para outro planeta”, de 2023, e “Baile”, de 2021. Também é a primeira vez que o Chama o Síndico se apresenta na virada de ano. O grupo promete animar o público e deixar um gostinho de quero mais, preparando o terreno para o carnaval 2025.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

“Tocar na Virada da Liberdade é uma experiência inédita. Há doze anos saímos aqui da praça no carnaval. Vai ser maravilhoso, estamos contando os dias”, disse Zé Mauro, vocalista do Chama o Síndico.

 

Programação da Virada da Liberdade 2024/2025

 

Palco Gerais


  • 19h – 19h50: Mary Pops
  • 19h50: DJ Ed @bsurda
  • 20h10 – 20h40: Iza Sabino
  • 20h40: DJ Ed @bsurda
  • 21h:   Orquestra Gafieira Etc & Tal convida Fran Januário
  • 22h: DJ Ed @bsurda
  • 22h15 – 23h30: Percussão Circular


Palco Minas


  • 19h –20h10: Congadar
  • 20h10 – 20h30: DJ Black Josie
  • 20h30 – 21h30: Samba Clube
  • 20h40 – 21h50: Chama o Síndico
  • 21h40: DJ Black Josie
  • 22h10 – 23h30: FBC

 

Alamedas


  • 18h – Bloquim DuBem (em frente ao Palácio)
  • 20h – Bloco Afro Magia Negra apresenta: Yiaminas - energização, aroma e sabores
  • 21h – Afoxé Illé Odara
  • 23h – Estagiários Brass Band
  • Lounge IEPHA
  • 19h às 23h30 – DJ Krioka


Mais informações: @festasdaliberdade

compartilhe