A véspera de Natal (24/12) promete ser chuvosa em Belo Horizonte. Segundo a Defesa Civil municipal, o dia será de céu encoberto a nublado com chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento a qualquer momento.


Ainda segundo o órgão, está prevista chuva de 20 a 40 mm, com raios e ventos em torno de 50 km/h até as 8h de hoje. 


A temperatura mínima prevista será de 18°C e a máxima de 29ºC, com umidade relativa do ar mínima em torno de 50%, à tarde.




 

Minas sob alerta

Todas as cidades mineiras estão sob alerta para chuvas intensas até a manhã de Natal (25/12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

De acordo com o instituto, 631 cidades de Minas podem registrar precipitações de até 30 milímetros (mm) por hora ou de até 50mm por dia, além de ventos de até 60 km/h.


Essa condição se deve ao transporte de umidade entre a Amazônia e as Regiões Centro-Oeste e Sudeste, mantendo muitas nuvens, e consequentemente, favorecendo as pancadas de chuva, conforme explica o Inmet.  

 

 

Os outros 222 municípios podem ter chuva de até 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, com ventos intensos de 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em todo o estado.

 


Ao mesmo tempo, os termômetros devem variar entre 13ºC e 36ºC no estado. Esses momentos de mormaço e/ou abertura de sol favorecem o aquecimento diurno que aliado ao alto teor de umidade mantém o tempo abafado.

 

Recomendações


- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

 

compartilhe