Belo Horizonte amanheceu com chuva nesta segunda-feira (30/12) e a previsão é que haja pancadas com raios e rajadas de ventos ao longo do dia.


 

De acordo com a Defesa Civil de BH, a temperatura mínima registrada foi de 18ºC e a máxima pode chegar a 24ºC. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 70% à tarde.

 




Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil Municipal recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. É recomendável também não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores.

 


Recomendações da Defesa Civil de BH


  • Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
  • Coloque calha no telhado da sua casa.
  • Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
  • Não jogue lixo ou entulho na encosta.
  • Não despeje esgoto nos barrancos.
  • Não faça queimadas.

 

Minas


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação é parecida em todo o estado de Minas Gerais. Isso porque, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a condição de chuva.

 


A meteorologista Anete Fernandes explica que a ZCAS ocorre quando estabelece o canal de umidade entre a Amazônia e as regiões Centro-Oeste e Sudeste, formando uma grande banda de nebulosidade que se estende desde a Amazônia passando pelas regiões citadas e se estendendo sobre o oceano Atlântico, onde se conecta com uma frente fria estacionária, que neste momento atua nas imediações do litoral do Paraná.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia


“Este sistema já está influenciando o tempo na Grande BH. Esta chuva contínua, às vezes moderada, às vezes forte e às vezes apenas um chuvisco, é característico da ZCAS”, diz a especialista.

compartilhe