Um ônibus metropolitano e um ônibus de viagem da empresa Saritur se envolveram em uma acidente na Rua dos Carijós, próximo ao Shopping Tupinambas, no Centro de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (2/1). O trânsito no local precisou ser bloqueado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), houve uma colisão lateral.
Conforme a corporação, no momento do acidente, cinco pessoas ocupavam os dois veículos. No entanto, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram), informou que nove pessoas apresentaram ferimentos leves.
O motorista de um dos coletivos teve ferimentos mais aparentes e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), juntamente com outros passageiros também feridos. Posteriormente as vítimas foram levadas ao hospital Odilon Behrens. "Todas já foram liberadas. O motorista do veículo passa bem", informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram).
A BHTrans informou que o acesso da Avenida do Contorno para a Rua dos Carijós está fechado, com os carros seguindo apenas na Avenida do Contorno.
Procurada pelo Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias informou que acionou o consórcio responsável pela operação da linha metropolitana 2130 para prestar esclarecimentos e fazer a comunicação formal do ocorrido, conforme previsto no regulamento do transporte metropolitano. "A constatação das causas do sinistro devem aguardar a avaliação e laudo da perícia técnica, que, após ser concluído, deverá ser encaminhado ao DER-MG, no prazo de dez dias", diz em nota.
Por sua vez, o Sintram disse que o ônibus estava com a documentação e manutenções em dia. O motorista também realizou todo o checklist técnico de vistoria antes de começar as viagens do dia, conferindo também, como de praxe, a condição dos pneus, que era totalmente adequada para operar.
"Informamos ainda que o veículo foi prontamente recolhido à garagem e passa por perícia para investigar se houve ou não alguma causa mecânica para o acidente. Os colaboradores envolvidos no episódio também estão sendo ouvidos e as filmagens estão sendo analisadas para elucidarmos o caso. Para a sequência de viagens, foi providenciado um ônibus substituto que já está em operação", conclui o comunicado.
A reportagem entrou em contato com a Saritur e com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e aguarda retorno.