A capital mineira pode registrar chuvas de até 60 mm neste sábado (4/1) -  (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

BH pode registrar chuvas de até 50 mm nesta terça (6/1)

crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Os belo-horizontinos enfrentam mais uma tarde de chuva intensa nesta terça-feira (7/1). O temporal já atinge o Barreiro e a Região Centro-Sul, e, de acordo com a Defesa Civil da capital, a previsão é que a chuva continue pelas próximas três horas.

 

Mais cedo, o órgão já havia alertado para precipitações intensas, com volumes que poderiam chegar a 50 milímetros. Com a chuva ganhando força, a Defesa Civil pede para a população evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos e não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores, devido ao risco de quedas de galhos e descargas elétricas.


 

A chuva das últimas horas acendeu o alerta máximo para o risco de deslizamento de terra e desmoronamento nas regionais Barreiro, Oeste, Centro-Sul e Noroeste. Em Venda Nova, o risco é considerado moderado. O aviso é válido até domingo (12/1).

 

Nessa segunda-feira (6/1), a Avenida Dr. Álvaro Camargos, na Região de Venda Nova, ficou debaixo d’água diante das fortes chuvas que atingiram a capital durante a noite. Em um vídeo enviado ao Estado de Minas, um morador mostra a avenida tomada pela água, que chegou a formar correnteza. 

 


 

Confira recomendações da Defesa Civil durante a chuva

 

  • Redobre sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.

  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.