Marca da tradição e identidade do carnaval de Belo Horizonte, os Blocos Caricatos agora contam com uma lei de incentivo sancionada na manhã desta sexta-feira (10/1). A nova legislação cria o "Programa de Proteção, Incentivo e Valorização dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte" em reconhecimento ao valor histórico e cultural desses grupos.
A iniciativa representa um marco na preservação dos Blocos Caricatos, uma tradição que antecede o próprio Carnaval em Belo Horizonte. Em 1897, os primeiros desfiles de carros e carroças, organizados por operários na Avenida Afonso Pena, deram origem a essa que é hoje uma das mais importantes referências culturais do samba de Belo Horizonte.
"A gente vive um passo importante hoje de mais uma política de salvaguarda para os blocos caricatos. Esses grupos estão na cidade desde a sua criação, são uma tradição genuína e singular de Belo Horizonte. Essa lei é essencial para preservar nossa identidade cultural", destacou Eliane Parreiras, Secretária Municipal de Cultura em conversa com a imprensa.
O reconhecimento do samba como patrimônio cultural de Belo Horizonte foi um avanço importante, e a nova legislação complementa esse esforço ao propor programas de valorização para que essa tradição centenária continue encantando moradores e turistas, avalia Eliane. Com a lei, além de manter as políticas de preservação histórica desses grupos, também serão viabilizados novos investimentos, uma luta antiga dos Blocos Caricatos.
A secretária de Cultura de BH ainda adianta que será feito um inventário e dossiê do Carnaval de Belo Horizonte, construído de forma coletiva com especialistas e defensores da cultura local. "Isso abrirá caminho para novas políticas de salvaguarda e valorização do nosso carnaval", concluiu. Em conversa com a imprensa, o prefeito em exercício Álvaro Damião (União Brasil) reforçou o caráter popular do carnaval belo-horizontino. "O carnaval em BH é do povo. A Prefeitura organiza e garante a segurança, mas é uma festa popular. Essa lei traz mais tranquilidade para que os blocos possam se preparar ao longo do ano”, afirmou.
Para o presidente da Associação Cultural dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte, Juolison Mangabeira, a lei representa um marco histórico. "São 127 anos de história. Essa é a primeira vez que temos um registro legal. A lei vem dar segurança financeira e cultural, fortalecendo nosso movimento”, afirma ele, que também é presidente do Bloco Caricato Estivadores do Havaí. O desfile dos Blocos Caricatos deste ano será na Avenida dos Andradas, na Região Centro-Sul de BH.
Mangabeira destacou que, há quatro anos, os blocos enfrentavam dificuldades devido à falta de diálogo com o poder público. "Tínhamos contato apenas com a Belotur, mas agora conseguimos dialogar com a Câmara Municipal, a Secretaria de Cultura e o Governo do Estado. Isso nos permite respirar melhor e planejar um carnaval de qualidade ", declarou.
Os Blocos Caricatos têm uma particularidade que os torna únicos: o desfile com a bateria em cima de caminhões, algo exclusivo da capital mineira. "Nossa bateria não é formada por profissionais, mas pela comunidade. Oferecemos oficinas e incentivamos a participação de todos, desde crianças até idosos", destaca Mangabeira.
Os preparativos para o Carnaval começam com bastante antecedência, já que organizar tudo em apenas dois meses seria impossível. "A gente tem que fazer isso, não tem jeito de carnaval com dois meses. Já estamos nessa luta há muito tempo. É a única cultura de carnaval da cidade e não tinha reconhecimento. Eu acredito que com essa lei vai abrir mais portas para nós", afirmou Janjão, como é conhecido o presidente, puxador e compositor do Bloco Caricato Unidos da Zona Norte.
Fundado em abril de 2015, o Unidos da Zona Norte é o mais novo de Belo Horizonte e o primeiro da Região Norte da cidade. "Nosso bloco tem uma história curiosa. Foi fundado no dia de São Jorge, que se tornou o padroeiro do bloco", contou Janjão. Com cerca de 290 integrantes, o bloco já recebeu prêmios, como o de melhor enredo em 2019. Janjão mantém o mistério sobre o tema deste ano, mas garante que o público pode esperar um espetáculo inesquecível.
O investimento para os desfiles dos Blocos Caricatos em 2025 será de R$ 624.721,00, cerca de 50% a mais do que nos últimos cinco anos, segundo a prefeitura. Além disso, a Prefeitura também afirma que investiu na sonorização, camarins e banheiros para os artistas.