![Veja imagens de como ficaram avenidas de BH após o temporal dessa quinta](https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/17/veja_imagens_de_como_ficou_bh_apos_as_fortes_chuvas_de_ontem__3_-44879841.jpeg)
'Não parece real', diz moradora de prédio atingido por muro em Venda Nova
Dois apartamentos foram interditados após a queda de um muro de arrimo, e os outros moradores puderam retornar às suas casas
Mais lidas
compartilhe
Siga noMoradores do prédio de quatro andares atingido por um muro de arrimo que desabou relataram não se sentir seguros para permanecer no local. O deslizamento ocorreu na noite de quinta-feira (16/1), durante a forte chuva que atingiu o Bairro Rio Branco, na Região de Venda Nova.
-
17/01/2025 - 13:14 Veja imagens de como ficaram avenidas de BH após o temporal dessa quinta -
17/01/2025 - 16:03 Temporal em BH mais que dobrou nível de chuva nessa quinta-feira -
17/01/2025 - 18:34 Chuvas em BH: cinco bacias de contenção atendem a Teresa Cristina
Nathalia Barbosa, moradora do prédio, afirmou que ainda não acredita no ocorrido: “É o tipo de coisa que a gente só vê na TV. Nenhum de nós está isento de passar por adversidades na vida, mas, quando vivemos, parece que não é real. É uma coisa louca”, disse.
Segundo a Defesa Civil, o desabamento causou o colapso da parede de um apartamento no primeiro andar e danos estruturais em outro, no segundo pavimento. Inicialmente, o órgão realizou uma vistoria de risco e, como medida de segurança, interditou todo o prédio, que conta com oito apartamentos.
Na sexta-feira (17), uma nova vistoria foi realizada com a presença de um engenheiro e do construtor responsável pelo prédio. Foi decidido que apenas os dois imóveis atingidos permaneceriam interditados e que os demais moradores poderiam retornar às suas residências.
“Nenhum de nós se sente seguro neste momento. O alento é que pudemos voltar para casa, porque nada é melhor do que estar em casa. Mas, se voltar a chover, como previsto, todos teremos que sair”, afirmou Nathália.
Momentos de medo
Nathalia mora no apartamento logo acima dos atingidos pelo muro de arrimo. Ela conta que, na noite de quinta-feira, ouviu um barulho muito alto e correu para a janela. Ao perceber o que havia acontecido, tentou verificar se havia alguma possível vítima soterrada. Felizmente, ninguém se feriu.
“O barulho parecia o de um contêiner de ferro muito pesado sendo arrastado. Tudo tremeu, achei que o prédio estava desabando. Graças a Deus, Ele nos protegeu, e ninguém se feriu, apesar da gravidade do ocorrido”, relata a moradora.
Ela também conta que o síndico, cujo apartamento foi atingido, foi até o local e colocou uma lona para proteger o que restou. A outra moradora afetada ainda não retornou ao imóvel. Ambos têm permissão para entrar nas residências, mas estão proibidos de permanecer nelas.
Quanto à remoção dos materiais, a Defesa Civil orientou que só ocorra após 72 horas, garantindo que estejam estabilizados para evitar rachaduras, quedas ou outros danos à estrutura do prédio.
Prevenção
A Defesa Civil recomenda os seguintes cuidados para a manutenção de muros:
- Verifique periodicamente: Faça inspeções regulares para identificar fissuras, rachaduras ou inclinações anormais
- Evite o acúmulo de água: Garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura
- Conserte fissuras: Pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção
- Contrate profissionais: Em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço
- Evite sobrecarga: Não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Ainda, é necessário tomar cuidado com os seguintes sinais de deslizamento:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
- Muros e paredes estofados
- Estalos