
Brasileiros deportados por Trump chegam a BH nesta sexta
Avião com 158 passageiros pousa em Confins, na Grande BH, em meio a endurecimento das regras migratórias nos EUA
Mais lidas
compartilhe
Siga noO primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse de Donald Trump pousa em Belo Horizonte nesta sexta-feira (24/1), por volta das 20h. Ao todo, 158 passageiros chegam ao Brasil, de acordo com a Polícia Federal.
Desde sua posse, na última segunda-feira (20/1), Trump anunciou uma série de medidas para endurecer as regras de entrada e permanência de estrangeiros nos EUA. Entre as mudanças, estão o restabelecimento da política “Permaneça no México” e a suspensão do direito automático à cidadania por nascimento em território americano.
Na noite dessa quinta-feira (23/1), Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, publicou em redes sociais que mais de 500 imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades já foram presos desde o início da nova gestão, incluindo indivíduos ligados a gangues e condenados por crimes graves.
-
23/01/2025 - 20:56 Ipatinga: 11 dias após tromba d'água, 1.673 pessoas continuam desalojadas -
24/01/2025 - 10:39 Homem é resgatado debaixo da cama em incêndio em casa na Grande BH -
24/01/2025 - 11:21 Risco de explosão: carreta carregada com etanol pega fogo na BR-251, em MG
- Demissões e lugar do Brasil: as polêmicas de Trump em 24 horas de governo
- Brasil e México querem 'relações produtivas' com governo Trump
Embora o voo que pousará em Confins seja o primeiro com deportados brasileiros na gestão Trump, há a possibilidade de que alguns dos passageiros tenham sido detidos ainda durante o governo Biden. Essa será a segunda chegada de deportados ao aeroporto neste ano: o primeiro voo, com 100 brasileiros a bordo, aterrissou em 10 de janeiro.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
As novas diretrizes do governo norte-americano apontam para uma escalada das ações contra a imigração ilegal. Trump também anunciou a suspensão de pedidos de refúgio por, pelo menos, quatro meses, além da revisão do sistema para análise desses pedidos. O governo já elegeu as prioridades do mandato, entre elas medidas polêmicas como a construção de um muro na fronteira com o México.