JUIZ DE FORA

Prefeitura cria o Centro Histórico para revitalizar região

Novo decreto busca preservar o patrimônio histórico e fomentar o turismo, comércio e lazer na área Central da cidade

Publicidade
A Prefeitura de Juiz de Fora oficializou nesta sexta-feira (24/1) a criação do Centro Histórico do município. A iniciativa tem como objetivo requalificar a área Central da cidade, abrangendo importantes vias e espaços históricos, como as ruas Barão de Cataguases e Espírito Santo, além das avenidas Francisco Bernardino e Getúlio Vargas.  
 
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia 
 
De acordo com o decreto, assinado pela prefeita Margarida Salomão (PT), a região concentra patrimônios arquitetônicos e culturais, como o primeiro banco de Minas Gerais, a primeira estação de energia do Brasil, palacetes imperiais e o histórico sistema de comércio em galerias. O projeto visa preservar esses bens, além de trazer potencial turístico e revitalizar a economia local.  
 
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, o processo será conduzido com diálogo entre comerciantes e moradores. "As portas da prefeitura estão abertas para ouvir ideias e ajustar o planejamento, garantindo um resultado positivo tanto para quem trabalha quanto para quem vive no Centro", afirmou.
  
 
Ela destacou que a iniciativa segue tendências de grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, que requalificaram suas áreas centrais, integrando história, cultura, comércio e lazer. A demanda pela revitalização do Centro é uma pauta antiga em Juiz de Fora e foi discutida nas últimas eleições. Nos últimos dias, Louzada esteve se reunindo com a Associação Comercial e Empresarial para debater a pauta.
 

Reabertura do Mercado Municipal

 
Um dos pontos de partida para o projeto será a reabertura do Mercado Municipal, prevista para abril. A partir desse marco, a prefeitura planeja implementar ações que tragam mais vida ao Centro, especialmente no período noturno, respeitando os moradores locais.  
 
O Mercado Municipal, que terá dois pavimentos e integrará comércio, cultura e gastronomia, será a âncora da revitalização, segundo apurado pelo EM. Além do Mercado, há a revitalização da Praça Clodesmidt Riani, que levará a uma requalificação da Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas da cidade, conhecida pelo intenso fluxo de carros, pedestres e comércio ambulante.
 
 
 
A requalificação do Centro é o grande projeto deste segundo mandato de Margarida. A expectativa é que após a inauguração do Mercado Municipal novas medidas sejam anunciadas sobre o tema.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay