Avião da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus para BH
Imigrantes deportados devem pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte às 21h
Mais lidas
compartilhe
Siga noO avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta os 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, decolou de Manaus neste sábado (25/1). O Airbus A332, modelo KC-30, decolou às 16h40, horário local, e deve pousar em Minas Gerais às 21h.
A aeronave da FAB foi acionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ser informado das condições dos brasileiros frente às autoridades norte-americanas. Os imigrantes deportados estavam algemados e acorrentados.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que determinou a retirada das algemas e correntes, o caso era um flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. Em nota, a pasta ressaltou o princípio da dignidade humana, “basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”.
Em nota, a PF afirmou que a ação foi tomada para garantir a soberania brasileira em território nacional. Segundo a corporação, as autoridades americanas queriam manter os brasileiros detidos.
- Grande BH: motociclista morre em batida com ônibus neste sábado
- MG: avião de pequeno porte faz pouso de emergência após pegar fogo
A Polícia ainda acolheu os deportados e os acomodou em uma área restrita do aeroporto. No local, eles receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.
Os deportados chegaram em Manaus na noite desta sexta-feira (24/1), transportados pelo governo do presidente republicano, Donald Trump. Apesar do destino final ser BH, a aeronave americana precisou fazer um pouso de emergência na capital do Amazonas.