
Temporal em Santa Luzia mobiliza bombeiros com 24 chamados
Em apenas meia hora, o município metropolitano registrou 17,4 mm de chuva, segundo a Defesa Civil.
Mais lidas
compartilhe
Siga noO temporal que atingiu Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (29/1), resultou em 24 acionamentos ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Dentre os chamados, nove foram para resgate de pessoas ilhadas em inundações, alagamentos ou correnteza.
Com alagamentos e bloqueios de vias, pelo menos quatro moradias foram danificadas pela água, mas não há registro de desabrigados, conforme a Defesa Civil municipal. O órgão informou que, entre 15h30 e 16h, o volume de chuva na cidade chegou a 17,4 mm, o que provocou os alagamentos.
-
29/01/2025 - 18:48 Classificados no Sisu UFMG: lista será divulgada nesta quinta-feira (30/1) -
29/01/2025 - 18:42 Rifa para trazer cinzas de fotógrafo desaparecido em Paris atinge 30% -
29/01/2025 - 19:00 Confira: cinco regionais tiveram mais chuva do que o esperado para janeiro
O volume de chuva registrado ontem equivale a 9,7% da média climatológica para janeiro. De acordo com o Climatempo, a precipitação esperada para o mês em Santa Luzia é de 178 mm.
De acordo com os bombeiros, a maioria dos chamados foi para ocorrências de alagamentos e inundações. Nove acionamentos envolveram o resgate de pessoas ilhadas, enquanto três foram para suporte em enchentes e enxurradas. Nestas solicitações, três pessoas ficaram presas pela água nos bairros Palmital, Cristina e São Benedito, mas quando as equipes chegaram, o nível d’água já havia baixado.
Durante o temporal, os bombeiros realizaram cinco cortes de árvores caídas em vias públicas e removeram uma que atingiu um veículo. Além disso, atenderam uma ocorrência de desmoronamento e duas vistorias para avaliar riscos de queda de árvores e colapsos estruturais.
Às 17h20, com a diminuição do volume de água, algumas viaturas dos bombeiros que percorriam o município para atendimento das ocorrências foram dispensadas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Defesa Civil informou que o temporal causou alagamentos e interditou a Avenida Joaquim Rodrigues da Rocha, conhecida como Avenida do Canal, no Bairro São Benedito; a Rua dos Jatobás, no Bairro São Cosme; e a Rua São Geraldo, no Bairro Asteca. As vias já foram liberadas, mas a força da água danificou o asfalto em alguns trechos.