
Banda Mole celebra 50 anos com programação especial no pré-carnaval de BH
Pré-carnaval mais tradicional de BH será realizado no dia 22 de fevereiro, na Avenida Afonso Pena
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Banda Mole, ícone do pré-carnaval de Belo Horizonte, está prestes a completar um capítulo memorável de sua história. Em 2025, completa 50 anos de folia e irreverência, prometendo uma celebração grandiosa no dia 22 de fevereiro, um sábado, na Avenida Afonso Pena, no Centro da capital.
-
30/01/2025 - 12:50 Jogador de seleção preso por tráfico se manifesta: ‘Peço respeito’ -
30/01/2025 - 12:55 MBL e PCO participam de corrida de kart solidária em São Paulo -
30/01/2025 - 12:55 Médica de São Paulo orienta sobre planejamento familiar
Com uma programação especial, a organização do evento já confirmou atrações como Akatu, Toninho Geraes, Zé da Guiomar com Giselle Couto e Manu Dias, Júlia Rocha com Fran Januário, além de grupos consagrados como Bloquinho Banda Mole, Banda Meu Rei, Trem dos Onze, Baile do Kin e Charanga do Bororó.
Segundo a produtora de eventos Polly Paixão, da Lá e Cá Produções, o público pode esperar ainda mais novidades. “É um ano especial, estamos celebrando 50 anos de história e tradição. Além das atrações incríveis, teremos uma especial que ainda será revelada”, adianta.
O carnaval de Belo Horizonte tem se consolidado como um dos maiores do Brasil, e a Banda Mole, como um dos blocos mais icônicos da cidade, acompanha esse crescimento. A expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é a de que cerca de 6 milhões de foliões participem do carnaval em 2025.
Para Luiz Mário Jacaré Ladeira, presidente da Banda Mole, a edição deste ano é um marco. “Nossa história sempre foi feita com alegria, irreverência e liberdade. Vamos unir tradição e inovação para criar uma experiência inesquecível, mantendo nossa essência de abraçar todos os públicos”, afirma.
A estrutura do evento também está sendo cuidadosamente planejada para oferecer conforto e segurança ao público. Dois trios elétricos vão animar a Avenida Afonso Pena, enquanto um palco montado na entrada do Parque Municipal será o espaço principal para as apresentações de samba e pagode.
Apesar de ser uma festa de rua, a apresentação do coletivo belo-horizontino é tida como um evento privado. Em 2024, contou com patrocínios da cervejaria Brahma e da casa de apostas Bet7.
Totove Ladeira, responsável pela curadoria musical, destaca a preocupação em manter a essência do evento. “A Banda Mole sempre foi plural. A escolha das atrações reflete essa diversidade, trazendo nomes tradicionais até artistas que estão inovando na cena musical”, explica.
Cinco décadas de história
A história da Banda Mole começa em 1975, quando o bloco carnavalesco Leões da Lagoinha chegou ao fim. Os foliões do grupo, juntamente com filhos e netos das tradicionais famílias do Bairro Lagoinha, se uniram para criar algo novo.
A Banda Mole logo se destacou por sua irreverência, com homens travestidos de mulheres, e vice-versa, e por abrigar, ao longo dos anos, o que viria a se tornar um importante evento independente dentro do movimento LGBTQIAPN+.
A verdadeira essência da Banda Mole sempre foi celebrar a liberdade e a diversidade, promovendo um ambiente de inclusão, animação e criatividade, onde todos podem se expressar e se divertir sem restrições.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Programação da Banda Mole
Palco (Samba e Pagode):
14h: DJ
14h20: Zé da Guiomar convida Giselle Couto e Manu Dias
15h45: Júlia Rocha convida Fran Januário
17h30: Bloquinho Banda Mole
20h: Toninho Geraes
Trio 1:
14h: DJ
15h00 às 17h00: Banda Meu Rei
17h30 às 19h30: Akatu
19h50 às 21h50: Atração a definir
Trio 2:
14h: DJ
15h00 às 17h00: Trem dos Onze
17h30 às 19h30: Baile do Kin
19h50 às 21h50: Vira e Mexe
Cortejo:
17h: Desfile da Diretoria da Banda Mole com a Charanga do Bororó
Serviço: Desfile da Banda Mole
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 14h às 22h
Local: Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Bahia e Guajajaras
Entrada: gratuita
Atrações: Zé da Guiomar, Júlia Rocha, Bloquinho Banda Mole, Banda Meu Rei, Akatu, Trem dos Onze, Baile do Kin, Vira e Mexe, entre outros.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata