PREVISÃO DO TEMPO

‘Grande perigo’: Sul de Minas está em alerta para chuvas fortes

As Regiões Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata também podem ser atingidas por chuvas com volume maior que 100 milímetros por dia

Publicidade

O Sul de Minas Gerais está em alerta para chuvas fortes, com grau de “Grande Perigo”, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As Regiões Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata também estão na lista de áreas que podem ser atingidas pelas chuvas com volume maior que 100 milímetros por dia. 

O alerta de ‘Grande Perigo’, também chamado de aviso vermelho, foi emitido nesta quinta-feira (30/1) e é válido até as 10h desta sexta-feira (31/1). No entanto, as chuvas significativas devem perdurar até domingo (2/2), de acordo com o meteorologista Heráclio Alves.

Durante o período de ‘Grande Perigo’, há alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) informa que há possibilidade de emissão de alertas pontuais nessas regiões nos próximos dias, mas é preciso acompanhar o avanço das chuvas. 

A capital mineira também está sob alerta. A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que há possibilidade de pancadas de chuva de até 50mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h desta sexta-feira (31/1).

De acordo com o Inmet, as precipitações devem se intensificar devido à manutenção de um canal de umidade. Essa condição pode causar um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país entre o fim da primavera e o verão.

Região Sudeste

Além de parte de Minas Gerais, áreas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro também devem ser atingidas pelas chuvas severas nos próximos dias. As áreas que possivelmente serão afetadas são: Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro e Macro Metropolitana Paulista, de acordo com o Inmet.

Instruções do Inmet

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.

  • Observe alteração nas encostas.

  • Permaneça em local abrigado.

  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão do subeditora Jociane Morais 

Tópicos relacionados:

alerta chuvas

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay