
‘Grande perigo’: Sul de Minas está em alerta para chuvas fortes
As Regiões Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata também podem ser atingidas por chuvas com volume maior que 100 milímetros por dia
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Sul de Minas Gerais está em alerta para chuvas fortes, com grau de “Grande Perigo”, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As Regiões Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata também estão na lista de áreas que podem ser atingidas pelas chuvas com volume maior que 100 milímetros por dia.
-
30/01/2025 - 14:32 Motorista de app que matou colega é indiciado por homicídio privilegiado -
30/01/2025 - 15:23 Temporal em BH: elevadores da Cidade Administrativa ficam sem funcionar -
30/01/2025 - 15:15 UFMG: adiamento na divulgação de aprovados gera reclamações
O alerta de ‘Grande Perigo’, também chamado de aviso vermelho, foi emitido nesta quinta-feira (30/1) e é válido até as 10h desta sexta-feira (31/1). No entanto, as chuvas significativas devem perdurar até domingo (2/2), de acordo com o meteorologista Heráclio Alves.
Durante o período de ‘Grande Perigo’, há alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) informa que há possibilidade de emissão de alertas pontuais nessas regiões nos próximos dias, mas é preciso acompanhar o avanço das chuvas.
A capital mineira também está sob alerta. A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que há possibilidade de pancadas de chuva de até 50mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h desta sexta-feira (31/1).
De acordo com o Inmet, as precipitações devem se intensificar devido à manutenção de um canal de umidade. Essa condição pode causar um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país entre o fim da primavera e o verão.
Região Sudeste
Além de parte de Minas Gerais, áreas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro também devem ser atingidas pelas chuvas severas nos próximos dias. As áreas que possivelmente serão afetadas são: Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro e Macro Metropolitana Paulista, de acordo com o Inmet.
Instruções do Inmet
-
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
-
Observe alteração nas encostas.
-
Permaneça em local abrigado.
-
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
-
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do subeditora Jociane Morais