
Casas destruídas e inundações: Santa Luzia decreta estado de calamidade
Fortes chuvas que atingiram a cidade nessa quarta-feira (29/1) deixaram rastro de destruição. Bombeiros receberam 24 pedidos de socorro
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou estado de calamidade pública nesta quinta-feira (30/1) em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade. Conforme o Executivo municipal, 11 famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas na casa de parentes.
Em nota, a pasta esclareceu que “a Secretaria de Obras segue em fase de estruturação das equipes e contratação de empresas para responder às demandas emergenciais”. “Estão sendo distribuídos alimentos, kits de higiene e limpeza, cestas de frutas, legumes e água mineral. Além disso, o auxílio-moradia será disponibilizado para as famílias que se enquadrarem nos critérios legais”, informou.
-
30/01/2025 - 13:42 Chuva intensa atinge Minas Gerais neste fim de semana -
30/01/2025 - 19:14 Chuva desativa semáforos e complica o trânsito em Belo Horizonte -
30/01/2025 - 19:32 Alerta vermelho em MG: 96 cidades podem ter grandes alagamentos; confira
Como mostrou o EM, o forte temporal de quarta-feira (29/1) provocou a destruição de cinco casas, o alagamento de ruas e a cheia do córrego entre os bairros Cristina, Palmital e São Cosme, todos localizados no distrito de São Benedito. A água que passa por um canal subiu mais de um metro, transbordou e invadiu vias públicas.
No município choveu 17,4 milímetros entre 15h30 e 16h, conforme informado pela Defesa Civil municipal. Às 16h12, os militares receberam o primeiro chamado. Já o Corpo de Bombeiros comunicou ter recebido 24 pedidos de socorro — nove deles para resgate de pessoas ilhadas.
- Sete pessoas são resgatadas em inundações e enxurradas em 32 minutos
- Vídeo: chuvas causam alagamentos em Santa Luzia, na Grande BH
- Vídeo: homem resgata criança de carro preso em alagamento
A Defesa Civil informou que o temporal causou alagamentos e interditou a Avenida Joaquim Rodrigues da Rocha, conhecida como Avenida do Canal, no Bairro São Benedito; a Rua dos Jatobás, no Bairro São Cosme; e a Rua São Geraldo, no Bairro Asteca. As vias já foram liberadas, mas a força da água danificou o asfalto em alguns trechos.
O período chuvoso, que começou em setembro de 2024 e se encerra em março deste ano, já soma 26 mortes no estado e, até esta quinta-feira, deixou 135 cidades em situação de emergência.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia