As fortes chuvas que atingem Cachoeira de Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, causaram a destruição parcial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, do século 19, dedicada à padroeira local. No início da noite de sexta-feira (10), por volta das 18h30, uma parede lateral caiu e o telhado desabou, conforme explica o titular da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Fábio Alves de Oliveira.

 

 

“Nossa preocupação maior, agora, é com a casa paroquial, que fica bem ao lado da igreja. Se cair mais uma parte do templo, todo em adobe, seremos atingidos”, diz o pároco. Datada de 1863, a igreja, que foi matriz até a construção de uma nova, sediava missas, casamentos e outras celebrações católicas. O bem não é tombado, mas inventariado pela Prefeitura de Cachoeira de Pajeú, município distante 720 quilômetros de Belo Horizonte.

 



 

“Quando as construções históricas não são preservadas, um dia, infelizmente, pode haver um desabamento. A comunidade não cuidou, então aconteceu. Na verdade, faltam recursos, as pessoas não podem bancar uma obra assim”, conta o padre Fábio. Ele teme ainda por novos problemas devido à localização do templo. “Fica no alto, num local aterrado. E, como é de adobe, outras paredes podem ruir.” A capela-mor e o batistério não foram atingidos, não se registrando, portanto, destruição de imagens e outras peças sacras.

 

 

No momento da queda da parede e do telhado, não havia fiéis na Igreja Nossa Senhora da Conceição

Paróquia Nossa Senhora Da Conceição/Cachoeira Do Pajeú/Divulgação

 

 

Providências

 

No momento da queda da parede e do telhado, não havia fiéis na Igreja Nossa Senhora da Conceição, que fica no Centro de Cachoeira de Pajeú e está vinculada à Diocese de Araçuaí. A Defesa Civil esteve na edificação para avaliar a situação, estando suspensas todas as celebrações. “Vamos aguardar o relatório da Defesa Civil para tomarmos as providências. Este templo guarda as memórias da cidade”, observou o pároco.

 

 

A Prefeitura de Cachoeira de Pajeú divulgou a seguinte nota: “É com imensa tristeza que comunicamos o incidente ocorrido com a Igreja Nossa Senhora da Conceição, um importante patrimônio cultural e histórico de nosso município. Essa construção, que representa um marco na formação do nosso povoamento, desabou devido às chuvas intensas, nos últimos dias, em nossa região.”

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia.

 

E mais: “A administração municipal está comprometida com a preservação de nossos bens culturais, e, diante desse lamentável acontecimento, estamos mobilizando profissionais qualificados para tomar as devidas providências."

compartilhe