Belo Horizonte está sob alerta de pancadas de chuva nesta quinta-feira (23/1), de acordo com a Defesa Civil municipal. O órgão informa que as precipitações podem ter entre 20 e 40 milímetros de volume.



As pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta emitido é válido até as 8h desta sexta-feira (24/1).

Orientação

Uma ação do Governo de Minas Gerais compartilhou com a população medidas de segurança para o período chuvoso na manhã desta quinta-feira. A divulgação das orientações foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O porta-voz do CBMMG, Tenente Henrique Barcellos, alerta a população para não tentar enfrentar as águas da chuva. “A gente sabe que a água batendo ali na canela do cidadão pode trazer uma força, gerar uma queda dele, uma sucção, além do risco da contaminação”, afirma. O tenente também reforça ser importante tomar cuidado quando estiver dirigindo.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar as forças de segurança.

Durante as chuvas, a Defesa Civil recomenda:

- Redobre sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

*Estagiárias sob supervisão do subeditor Thiago Prata

compartilhe