As chuvas fortes que atingem Belo Horizonte ao longo dos últimos dias têm assustado os moradores. Na noite desta terça-feira, um deles registrou uma grande descarga elétrica atingindo o solo, durante uma sequência de relâmpagos: assista ao vídeo!
Curiosamente, apesar de o vídeo mostrar a ocorrência de vários relâmpagos seguidos, a incidência de raios em Belo Horizonte nesta terça-feira (28/1) não foi tão elevada. O setor de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou 75 descargas atmosféricas ao longo do dia. Para efeito de comparação, nessa segunda-feira (17/1), uma forte tempestade fez o número de raios computados totalizar 174.
Outro indicador também revela a força das chuvas desta segunda-feira (27/1): a velocidade do vento, que atingiu 97 km/h. Por outro lado, nesta terça-feira (28/1), a máxima não passou de 39,6 km/h, também segundo os registros da Cemig.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Os raios são gerados pelo constante atrito entre gotículas de água, cristais de gelo e granizo no interior das nuvens. Esse movimento cria cargas elétricas de sinais opostos (positivas e negativas), resultando em violentas descargas.