IMIGRANTES

Novo voo com deportados chega nesta sexta em Fortaleza com 111 passageiros

Previsão é que o voo chegue à capital do Ceará às 15h50; em seguida um avião da FAB levará os repatriados até Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Publicidade

Novo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos chega a Fortaleza nesta sexta-feira (7/2) com 111 passageiros. De acordo com informações repassadas pelo Itamaraty, a previsão é que o voo chegue ao aeroporto na capital do Ceará às 15h50 e em seguida uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transporte os deportados até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. 

A nova dinâmica para a deportação foi definida depois do último voo com repatriados brasileiros, no dia 24 de janeiro, realizado em meio a denúncias de falhas no avião, maus tratos e algemas em todos os deportados. 

Com o novo trajeto, a expectativa do Governo Brasileiro é que o tempo total de viagem diminua e os brasileiros não sobrevoem o território nacional algemados. Ainda não se sabe se a mudança será definitiva. 

Os repatriados devem chegar a Confins próximo às 21h. O Itamaraty ainda não sabe quantos dos passageiros ficarão em Fortaleza e quantos seguirão viagem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. 

O embarque foi realizado nesta madrugada, em Alexandria, nos Estados Unidos, com uma escala técnica em Porto Rico. A operação de embarque dos repatriados, na madrugada de sexta, foi acompanhada pelo diplomata do Consulado-Geral, em Houston, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O ‘primeiro’ voo de deportados

Esse vai ser o segundo grupo de imigrantes brasileiros que retorna ao país desde o início da segunda gestão de Trump à frente da Casa Branca. No primeiro voo de deportação de imigrantes, no dia 24 de janeiro, 88 brasileiros chegaram ao país acorrentados e algemados. 

O voo tinha como destino Belo Horizonte, mas a aeronave apresentou problemas técnicos, o que fez a viagem na aeronave fretada dos EUA terminar em Manaus, no Amazonas. No dia seguinte, uma aeronave do governo federal transportou os brasileiros até o destino oficial em Belo Horizonte. 

O translado foi alvo de críticas do governo brasileiro que não concordou com o tratamento dado aos brasileiros durante o voo. A deportação realizada no dia 24 de janeiro faz parte de acordo assinado, em 2018, entre o presidente brasileiro na época, Michel Temer, e o norte-americano, Donald Trump, em seu primeiro mandato. O acordo bilateral prevê a realização de voos de repatriação de imigrantes ilegais que não tinham mais possibilidade de recursos junto à administração dos Estados Unidos. 

Apoio aos brasileiros repatriados

Tanto na capital do Ceará quanto na capital mineira o Governo federal montou um esquema de recepção e apoio. Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará uma operação especial com objetivo de realizar procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária. 

Para atender as pessoas que chegarem ao aeroporto de Fortaleza, a equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) estará mobilizada, o serviço também terá o apoio de uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O posto avançado é um serviço oferecido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH) com um atendimento multidisciplinar.  

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Já no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, o Posto de Acolhimento aos Repatriados, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vai garantir que os repatriados tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares, além de conseguir orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay