CLIMA

Vai chover em BH no sábado (8) e domingo (9)? Veja a previsão do tempo

Termômetros na capital devem oscilar entre 18°C e 30°C nos dois dias, com umidade relativa do ar mínima de 30% à tarde. Veja a previsão no restante do estado

Publicidade

O fim de semana em Belo Horizonte será de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Tanto neste sábado (8/2), quanto no domingo (9/2), os termômetros na capital devem oscilar entre 18°C e 30°C, com umidade relativa do ar mínima de 30% à tarde. À noite, o percentual sobe para 80%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade relativa a partir de 60%.

As condições meteorológicas são favoráveis às chuvas típicas de verão em boa parte do estado. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões mineiras, porém dentro do esperado para esta época do ano. O quadro deve persistir ao longo dos próximos dias, inclusive na capital e região metropolitana, com temperaturas máximas em torno dos 30°C.

Neste sábado, a previsão é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, nas seguintes regiões do estado: Noroeste, Oeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nas demais localidades, o céu deve variar de claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Já no domingo, o céu também deve ficar parcialmente nublado. As pancadas de chuva e trovoadas estão previstas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Oeste. Nas demais regiões, o Inmet prevê céu variando de claro a parcialmente nublado, também com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas no decorrer do dia. Nos dois dias, as temperaturas no estado devem oscilar de 14ºC a 37ºC.

BH registrou 20 dias de chuva em janeiro

Segundo comunicado do Inmet nessa quinta-feira (6/2), Belo Horizonte registrou 20 dias de chuva em janeiro. Até o dia 10, elas foram frequentes e ficaram irregulares entre os dias 11 e 26, ocorrendo em forma de pancadas isoladas. No dia 17, as precipitações foram mais intensas na região Centro-Sul (29,2mm no Santo Agostinho) e na Pampulha (39mm). A média da temperatura mínima foi de 20,7°C, enquanto a média da temperatura máxima ficou em 29,4°C.

Cinco das nove regionais da capital registraram mais volume de chuva do que o esperado para janeiro. De acordo a Defesa Civil, as regiões Centro-Sul, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova ultrapassaram a média de chuvas para o mês passado, que era de 330,9 milímetros (mm). Em fevereiro, conforme último balanço divulgado na segunda-feira (3/2), a média climatológica é de 177,7mm, mas as regiões Oeste, Noroeste e Venda Nova já ultrapassaram 40% do esperado, com 82mm, 73,6mm e 73mm, respectivamente.

 Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay