Calorão: PBH distribui água para população em situação de rua
A ação foi realizada em uma tentativa de minimizar os impactos do calor que vem atingindo a capital mineira
Mais lidas
compartilhe
Siga noEm uma tentativa de minimizar os impactos do calor que vem atingindo a capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) distribuiu água mineral para a população em situação de rua nesta quarta-feira (19/2). A ação ocorreu na Praça da Estação, na Região Centro-Sul, e contou também com orientações sobre a importância da hidratação e de cuidados preventivos durante as altas temperaturas.
Leia Mais
Marcel Belarmino, Diretor de Proteção Social Especial, esteve presente na iniciativa e afirma que a população em situação de rua é a que mais sofre com as altas temperaturas.
Nesta tarde, foram dadas também instruções, feitas pelas equipes dos Serviços Socioassistenciais — Serviço de Abordagem Social, Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Unidades de Acolhimento —, referentes ao acesso à rede de saúde em caso de sintomas ocasionados por alterações climáticas. A Defesa Civil Municipal também participou da iniciativa.
“A sede é uma sensação de que a gente pode estar com perda de líquido, que estamos precisando repor, por isso é fundamental esse aumento de oferta”, afirmou Paulo Roberto Lopes Corrêa, diretor de Promoção da Saúde e Vigilância Epidemiológica. Ele, que também esteve presente na ação, reforçou que é importante que as pessoas fiquem atentas aos possíveis sinais de desidratação: queda da pressão arterial, tontura e urina mais concentrada.
Calorão
Nesta quarta-feira (19/2), a temperatura na capital mineira ficou na casa dos 30ºC. A máxima registrada foi de 31,8ºC, na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Pampulha.
O calor deve persistir nesta quinta e sexta-feira, e a umidade relativa do ar deve cair para aproximadamente 30%. De acordo com o Inmet, embora as temperaturas estejam elevadas, elas são típicas do verão e só devem amenizar quando o estado registrar novas precipitações.
- Chuva intensa pode atingir mais de 100 cidades em Minas
- Casal da Grande BH é condenado pela morte das filhas gêmeas de 8 meses
Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, o estado enfrenta uma massa de ar quente que começa a enfraquecer na sexta-feira (21) em alguns municípios das regiões Sul e Zona da Mata. O meteorologista Ruibran dos Reis explica que a chegada de uma frente fria no litoral paulista vai mudar a direção dos ventos, possibilitando chuvas isoladas nessas regiões. Com isso, as temperaturas máximas podem cair entre 2ºC a 3ºC.
“Na Região Metropolitana, ainda vai continuar na próxima semana as temperaturas acima da média até o final do mês, mas não há previsão de chegada de frentes frias e chuvas significativas até o final do mês. Depois do dia 22, começa a diminuir esse calorão e podemos ter chuvas no Triângulo, Sul, Zona da Mata e parte da Região Central”, diz o especialista.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
De acordo com Ruibran, a chuva isolada pode chegar na Região Metropolitana de Belo Horizonte entre os dias 24 e 25 deste mês, tornando o clima mais agradável. No entanto, a possibilidade de chuva nas regiões Norte, Nordeste e Leste de Minas é para março.
*Estagiárias sob supervisão do subeditor Humberto Santos