Bloco Baianas Ozadas se posiciona contra intolerância religiosa no carnaval
Integrantes do grupo se manifestam em nota contra a indicação ao executivo que propõe proibir blocos de passarem em frente às igrejas
compartilhe
Siga noO bloco Baianas Ozadas, que celebra a cultura afro-brasileira e as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, divulgou, nesta quinta-feira (20/2), uma nota de repúdio em suas redes sociais. O texto critica uma indicação ao executivo, proposta pela Frente Cristã da Câmara de Belo Horizonte, classificando-a como “uma afronta à diversidade cultural e uma tentativa de cerceamento da liberdade de expressão e de credo”.
Vinte e sete vereadores da Frente Cristã protocolaram, este mês, uma proposta que busca proibir a passagem de blocos em ruas próximas a igrejas, templos e centros espíritas durante o feriado de Carnaval. Se aprovada, a medida começará a valer em 2026.
Leia Mais
Amparados pelo artigo 19 da Constituição Federal e pela Lei de Liberdade de Culto Religioso, de 1946, integrantes do bloco alegam que a indicação em questão incita a intolerância religiosa, viola o princípio da laicidade do Estado e atenta contra a liberdade de expressão.
No comunicado, o grupo carnavalesco destaca que, desde 2017, realizam a Lavagem das Escadarias da Igreja de São José, na Afonso Pena, região central da cidade, e garantem ter o consentimento do clero.
O “ritual”, segundo Geo Ozado, criador do Baianas Ozadas, é a prova de que é possível manter a festividade sem a continuidade do projeto dos parlamentares: “A Lavagem das Escadarias é feita com a anuência de todos os padres. É uma igreja com mais de 120 anos, bem no centro da cidade. Isso só demonstra que é possível, desde que haja diálogo. E nós dialogamos”, afirma.
O que dizem os parlamentares
De acordo com a vereadora Flávia Borja (DC), liderança da Frente Cristã, o objetivo da indicação é o “respeito às celebrações religiosas no período do carnaval”. Borja quer evitar que aconteçam concentrações ou dispersões em frente às igrejas.
Ela continua: “Nós não estamos falando do trajeto, não estamos pedindo que o bloco não passe em frente às igrejas. Muito pelo contrário. Queremos garantir o direito de ir e vir tanto dos blocos dos foliões quanto dos religiosos para frequentarem suas celebrações, seus cultos e suas missas”, defende.
No texto da indicação, endereçada ao Vereador Juliano Lopes, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e ao prefeito em exercício Álvaro Damião são sugeridas ações por parte da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e é da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, Belotur “em respeito ao culto no período do carnaval”.
No momento, a Frente Cristã aguarda o retorno da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para darem os próximos passos. Fazer da indicação um Projeto de Lei no futuro é o que esperam os parlamentares, para que seja “algo ainda mais oficial e mais sério”, nas palavras de Borja.
Segunda tentativa
Em 2018, um PL com o mesmo objetivo foi aprovado em primeiro turno, mas não seguiu adiante. O criador do bloco conta que, anteriormente, a proposta era proibir os blocos de passarem a uma distância de 200 metros de igrejas, escolas e hospitais. “Ia parar o carnaval todo”, comenta.
Sobre esse mesmo PL, a vereadora confirma que ele propunha “um certo distanciamento da passagem dos blocos dessas igrejas, templos e estrutura religiosa da cidade”.
Geo acredita que, desta vez, o movimento dos vereadores também tende a perder força: “O carnaval vai se mobilizar e é de interesse de grande parte da população. Se outras capitais tão religiosas quanto a capital mineira conseguem conviver com a festa, por que BH não?”, questiona.
Além das violações, Geo afirma que a medida prejudica o turismo e a economia criativa do estado, já que, recentemente, a festa em BH tem se popularizado cada vez mais em todo o país.
O Baianas Ozadas, ao se posicionar, se coloca em “defesa da alegria, da diversidade e do direito de festejar o carnaval, uma grande marca identitária do povo brasileiro há mais de um século”.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia