Polícia Civil devolve mais de 600 celulares recuperados aos donos
Proprietários foram convidados a comparecer ao Instituto de Identificação da Polícia Civil, em Belo Horizonte, para a formalização da entrega dos aparelhos
Mais lidas
compartilhe
Siga noNesta sexta-feira (28/2), foram devolvidos 292 celulares roubados, furtados ou extraviados aos seus donos. A ação, parte da iniciativa “Tá Entregue” da Polícia Civil, ocorreu no Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), em Belo Horizonte, das 8h30 às 10h.
O processo funciona da seguinte forma: após investigação, a Polícia Civil convoca aqueles que estão com aparelhos irregulares para comparecerem ao Instituto de Identificação.
Leia Mais
A Polícia Civil envia notificações pelo WhatsApp para as vítimas identificadas, com informações sobre a retirada dos aparelhos.
Se o celular for encontrado, a vítima receberá a seguinte mensagem: "Parabéns! Seu celular foi recuperado pela Polícia Civil de Minas Gerais. Compareça ao Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG)...”.
No site da instituição, há um campo onde os proprietários podem consultar, por meio de CPF ou CNPJ, se seus celulares estão na lista de recuperação.
Os aparelhos que não forem retirados nesta sexta-feira ficarão guardados e estarão disponíveis para os proprietários a partir da próxima quinta-feira (6/3), na sede do 1º Departamento de Polícia Civil, na Praça Rio Branco, número 56, na Região Central de Belo Horizonte.
Na primeira etapa, realizada em dezembro do ano passado, 337 celulares foram devolvidos às vítimas. Com os 292 aparelhos entregues hoje, 28/2, o total chega a 629 aparelhos.
Seis milhões de pessoas são esperadas para o carnaval de rua em Belo Horizonte. Grandes multidões exigem atenção redobrada, pois podem facilitar a ação de furtos. Já no pré-carnaval da capital mineira, furtos de celulares foram registrados.
Em entrevista para a matéria "Furto de celular pode atrapalhar a folia", Rafael Veríssimo, capitão adjunto da casa de imprensa da PMMG, explicou que a patrulha do evento contará com policiais circulando, patrulhas estáticas em pontos estratégicos e o policiamento velado, formado por militares da inteligência de forma descaracterizada, como parte das estratégias para evitar crimes durante a folia.
Ele também aconselha que os foliões levem apenas objetos estritamente necessários e utilizem doleiras — uma espécie de pochete que fica colada ao corpo, usada por dentro da roupa. Além disso, a polícia recomenda evitar o uso de acessórios de luxo e não andar sozinho.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia