PERIGO CRESCENTE

Minas é o terceiro estado do país em acidentes causados por choque elétrico

O Brasil registrou um aumento de 11% nos acidentes elétricos em 2024, com 2.373 casos e 759 mortes

Publicidade

Minas Gerais registrou 184 acidentes relacionados à rede elétrica em 2024, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, atrás de São Paulo e Paraná. Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), que apontou um crescimento de 11% nessas ocorrências em todo o país. 

O levantamento mostra que 2.373 acidentes foram registrados no Brasil, resultando em 759 mortes um aumento de 12,6% em relação a 2023. Os casos de choque elétrico passaram de 986 para 1.077, enquanto os incêndios causados por curto-circuito e sobrecarga subiram de 963 para 1.186, um crescimento de 23,16%.  

 

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, destaca que muitos desses acidentes podem ser evitados com medidas simples. “A eletricidade não tem cheiro, cor ou forma, e qualquer descuido pode causar tragédias. A aproximação de objetos metálicos à rede elétrica já é suficiente para provocar choques graves”, alerta.  

Outro fator de risco é o uso de fios e cabos elétricos de baixa qualidade, que podem provocar curtos-circuitos e incêndios. “Evitar esses materiais e manter a instalação elétrica em boas condições são atitudes essenciais para a segurança”, reforça Aguiar.

A construção civil é um dos setores que mais registram acidentes elétricos, devido às tarefas realizadas próximas à rede de média tensão, como a reforma de telhados e a construção de segundo e terceiro pavimentos. Especialistas recomendam que seja observada uma distância mínima de 1,5 metro em relação à rede de distribuição para evitar riscos.

 Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além disso, profissionais que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de alumínio ou outros materiais condutores de eletricidade, bem como aqueles que manipulam vergalhões, telhados e calhas, devem redobrar a atenção durante o manuseio para prevenir acidentes graves.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay