Volta a chover em Belo Horizonte; saiba como se proteger
A capital está em alerta para pancadas de chuva de até 60 milímetros, com rajadas de vento. O comunicado é válido até esta quinta-feira (20)
Mais lidas
compartilhe
Siga noA chuva voltou a Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (19/3). De acordo com a Defesa Civil municipal, há registros de precipitações moderadas a forte pela cidade, que permanece em alerta até as 8h desta quinta-feira (20/3).
Durante o comunicado, a previsão é que o volume de chuva na capital mineira varie entre 40 e 60 milímetros. Além disso, rajadas de vento em torno de 50 km/h também podem ser registradas.
Leia Mais
Em meio às condições adversas, a Prefeitura de Belo Horizonte orienta evitar áreas propensas a inundações, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e manter distância de córregos e ribeirões.
Além disso, a Defesa Civil recomenda que a população evite atravessar ruas alagadas, bem como não deixe crianças brincando em enxurradas ou próximas a cursos d'água. Devido à possibilidade de raios e rajadas de vento, outra orientação é não se abrigar nem estacionar veículos sob árvores. Deve-se dar atenção especial às áreas de encostas e morros.
Risco geológico
As regiões Barreiro, Noroeste, Pampulha e Venda Nova em Belo Horizonte estão sob risco moderado de deslizamentos e desabamentos até domingo (23). Já a Região Oeste está em alerta para risco geológico forte.
Durante o aviso, a Defesa Civil municipal recomenda que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo, aos sinais de risco e a possíveis quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso observem algum desses sinais, a Defesa Civil orienta que a pessoa deixe imediatamente o imóvel e ligue para o órgão pelo número 199.
Recomendações da Defesa Civil
Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
-
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
-
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
-
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
-
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
-
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
-
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.